3 dicas de como evitar problemas com logística em e-commerce durante a quarentena

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mikaella Pedrosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Com o aumento de compras pela internet e restrições nas entregas, a logística se torna preocupação entre lojistas virtuais

A pandemia do Covid-19 tem afetado diversos setores nas últimas semanas, em especial o e-commerce. Estima-se que, na primeira quinzena de março, houve aumento de 30% a 40% nos pedidos realizados na internet em relação ao mesmo período do ano passado, segundo ABComm.

O período de isolamento social aumentou a tendência de comprar on-line e forçou os processos logísticos a serem adaptados. Empresas que realizam as entregas dos produtos já sugerem um aumento de 5 a 10 dias de atraso. No entanto, empresas como a Uello (www.uello.com.br) - transportadora digital que utiliza tecnologia e rede colaborativa para melhorar a experiência de quem compra pela internet - está mantendo suas duas modalidades de entrega expressa durante a quarentena: next day (no dia seguinte) ou same day (no mesmo dia).

“A logística é parte fundamental da experiência do consumidor. O varejista, diante do cenário de coronavírus, precisa estar em busca de inovações nesta seara para manter clientes – ou ao menos minimizar perdas”, explica o CEO da Uello Fernando Sartori. Pensando nisso, a empresa elencou 3 dicas para ajudar o lojista virtual a evitar problemas com logística durante a quarentena.

1. Preocupe-se com as pessoas

A primeira regra, não só nesse momento, é preservar a saúde de colaboradores e clientes. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, é possível realizar as entregas sem que as pessoas se contaminem. Deve-se higienizar o ambiente de trabalho e utilizar máscaras e luvas para evitar contato direto com as mercadorias. Esterilize todo o material utilizado e mantenha os produtos em ambiente limpo. Esse é o primeiro passo para evitar a transmissão do vírus enquanto realiza a separação e envio das mercadorias.

2. Gerencie riscos e fornecedores

Entenda que o cenário de vendas, de fornecedores e transportadores está instável neste momento. Prever problemas e pensar previamente em riscos operacionais – planejamento - é a melhor forma de se adaptar à situação. Tendo isso em mente, converse com seus fornecedores e tenha planos alternativos para casos de emergência. Nem sempre o fornecedor mais barato é o mais confiável, e também não é prudente estar com toda sua operação logística dependente de um único transportador. Esteja em contato periodicamente com seus fornecedores para evitar transtornos.

3. Comunique-se com seu cliente

Seja transparente neste momento e mostre ao cliente que você se preocupa com a qualidade do serviço oferecido. O ideal é se planejar adequadamente, mas imprevistos podem acontecer. Mantenha seu cliente informado. Procure alternativas no mercado, mas estabeleça prazos e horários para as entregas que consiga cumprir. Se houver atrasos, antecipe-se e peça uma nova chance para surpreendê-lo. Resiliência e determinação, a pandemia vai passar.