Gartner alerta fabricantes e concessionárias de automóveis para melhorarem modelos de vendas on-line por causa do coronavírus
Situação sem precedentes também aumenta a necessidade de serviços pós-venda sem contato
O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que para mitigar uma provável queda nas vendas de carros e garantir a segurança dos funcionários e clientes durante a pandemia de coronavírus, os fabricantes de equipamentos (OEMs - Original Equipment Manufacturers, em inglês) e as concessionárias de carros deveriam fazer a transição para serviços e vendas on-line simples e de ponta a ponta.
As medidas de contenção ao COVID-19 estão forçando o fechamento de showrooms de carros em muitos países, e isso também está aumentando a exigência de um processo de compra on-line completo e eficaz. “Atualmente, a maioria dos fabricantes e concessionárias de carros nos principais mercados, incluindo Estados Unidos, China, Alemanha e Reino Unido, não oferecem um canal de vendas on-line de ponta a ponta que otimize o processo de compra”, diz Pedro Pacheco, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Fabricantes e concessionárias deveriam configurar plataformas de vendas diretas nas quais os usuários possam comprar um carro em apenas três cliques, recebendo-o em sua casa. Este modelo deveria ser usado para configuração e inventário de automóveis.”
O Gartner recomenda investir em tecnologias de realidade aumentada e virtual para oferecer aos compradores on-line uma experiência mais abrangente ao especificar os requisitos do carro. Além disso, o investimento em um chatbot avançado com inteligência artificial poderia ajudar, respondendo a uma ampla gama de perguntas dos clientes. Os fabricantes e as concessionárias de carros também deveriam garantir total transparência dos preços para evitar problemas de preços e longas negociações, o que frustra os compradores.
Embora muitos consumidores hesitem em comprar um carro nas circunstâncias atuais, os fabricantes e as concessionárias de automóveis ainda precisam oferecer mais flexibilidade. "Os fabricantes e lojas poderiam considerar uma plataforma digital que oferecesse um modelo de assinatura baseado no uso, que permite ao consumidor escolher um carro, com a liberdade de sair do contrato em um prazo muito curto", avalia Pacheco.
Além disso, os fabricantes e as concessionárias precisam considerar o aprimoramento de sua estratégia de pós-venda. Eles deveriam criar um hub on-line onde os usuários possam comprar peças, marcar compromissos de manutenção e encontrar todas as informações em um modelo de pós-venda “sem contato”. Com essas opções, os clientes não terão contato físico com nenhuma outra pessoa, e essas alternativas podem cobrir reservas de serviços, coleta e devolução de veículos, assistência na estrada e pagamento on-line. Este é um modelo que concessionárias de carros e oficinas também podem adotar para continuar atendendo os clientes no futuro.
"A velocidade da mudança é crucial para a sobrevivência dos fabricantes e das concessionárias de carros em tempos de confinamento e insegurança", afirma o analista. "Diante do fechamento de fábricas e showrooms, é essencial que as montadoras elaborem uma forte carteira de pedidos on-line para garantir que, depois que as fábricas e as lojas reabram, elas possam se recuperar rapidamente.”
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário