Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dados veiculares criam experiências personalizadas para motoristas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

*Por Flavio Carnaval, head de Tecnologias Avançadas da Minsait, uma companhia Indra, no Brasil

Com aumento máximo da conectividade através do empoderamento pelo edge computing às pessoas, os carros se comunicam cada vez mais habilmente com seus condutores a ponto de conhecer seus hábitos. Entender a persona dos motoristas é fundamental para os fabricantes de veículos traçarem suas estratégias e atuarem de forma mais assertiva no mercado. Esta é uma tendência que deve se potencializar cada vez mais com a utilização de câmeras e sensores nos carros para coletar diferentes dados sobre quem está dirigindo e potenciais formas de atender às demandas relativas. A Experiência do Usuário é a bola da vez para que as empresas consigam se diferenciar e ganhar mercado e a forma de se fazer isto efetivamente está na coleta dos dados, do comportamento e das preferências mapeadas dos clientes.

Além da análise de como o motorista se comporta no trânsito, como padrões de velocidade e frenagem, fadiga ao volante, utilização de cinto de segurança e preferência por rotas, o grande diferencial dos veículos está nos novos sensores e câmeras, que buscam coletar informações sobre os gostos pessoais de quem está dirigindo, como por exemplo estilo musical, suporte através da fábrica e manuais por comando de voz, bem como histórico de pesquisas realizadas.

À medida em que os carros se tornam cada vez mais sofisticados e inteligentes, eles poderão antecipar as necessidades do condutor ao ouvir sua voz, por exemplo, ao acompanhar movimentos e utilizar aplicativos com acesso a informações estratégicas da vida do motorista. Todos os dispositivos conectados -eletrodomésticos, veículos - vêm com uma enorme coleta de dados, muitos dos quais são pessoais. O grande desafio das companhias é lidar com essas informações em benefício do cliente e da sociedade – como, por exemplo, o auxílio em investigações policiais ou parcerias para promover melhora no trânsito de grandes cidades. Sem falar da LGPD, lei geral de proteção dos dados, onde o dado do cliente passa a ser extremamente monitorado tendo como responsável direto a empresa fabricante do veículo, pois uma vez coletado, o dado deve ser protegido.

Esse tipo de comportamento não será exclusivo para o setor automotivo. Dispositivos domésticos inteligentes são capazes de coletar enormes quantidades de dados em busca de entender melhor o público consumidor de determinada marca. Portanto, a busca por informações pessoais pode acelerar de maneira importante o processo de inovação e, consequentemente, oferecer serviços mais específicos a quem compra.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que a implementação bem-sucedida deste tipo de tecnologia nos carros depende das empresas serem capazes de demonstrar que esses veículos têm níveis de segurança melhores ou no mínimo iguais aos carros convencionais. É essencial para veículos “ultra sensorizados” e até mesmo os veículos autônomos (VA) lidar com várias situações de condução na perfeição. Hoje já existem muitas iniciativas que visam elevar os níveis de segurança, como é o caso do Departamento de Transporte dos EUA, que oferece orientação por meio de uma avaliação de segurança de 15 pontos para veículos altamente automatizados, mas essas diretrizes não são obrigatórias. Trata-se basicamente de um conjunto de práticas recomendadas, portanto cabe às empresas de antivírus assumir essa responsabilidade sobre a segurança, seja por distração ou pela direção autônoma, pelo menos enquanto a comunicação veículo-a-veículo não tenha sido implantada definitivamente, evitando assim os acidentes mais comuns.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar