Panalpina promove encontro que discute o futuro do despacho aduaneiro no Brasil
Nesta semana, a Panalpina Brasil, operadora logística referência na área de desembaraço aduaneiro, foi sede de um evento que promoveu a discussão sobre o futuro do setor no País. O encontro, realizado na unidade da companhia em Belo Horizonte (MG), teve como destaques dois temas atuais e relevantes para o segmento: a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) e o novo sistema de importação da Receita Federal, a Declaração Única de Importação (DUIMP).
Segundo o gerente de desembaraço aduaneiro da empresa em Campinas e em São Paulo, Fausto Queiroz, o novo sistema visa agilizar a entrada de mercadorias no País e digitalizar os processos aduaneiros feitos daqui em diante em uma única plataforma online, eliminando completamente o uso de papel neste tipo de operação. "Já o programa de certificação OEA atesta que o operador logístico cumpre todas as obrigações e procedimentos aduaneiros com excelência", afirma.
A Panalpina Brasil acompanha, desde o início, as discussões sobre a DUIMP, por meio da participação ativa no ProComex (Aliança Pró Modernização do Comércio Exterior), um grupo de discussões para avaliar alternativas que proporcionem mais agilidade ao fluxo do setor. E, para compartilhar este conhecimento, a companhia deu início a um roadshow exclusivo com parceiros e clientes com a finalidade de abordar as últimas atualizações do setor e os impactos destas nos processos de despacho aduaneiro.
"Entender quais são os próximos passos da Receita Federal, como ela os está planejando, como o novo sistema funciona e quais são suas particularidades são questões fundamentais para as empresas importadoras e exportadoras, pois assim elas conseguem gerenciar seus processos aduaneiros de forma mais ágil e eficaz, além de garantir maior redução de custos às respectivas operações", diz Queiroz.
Somente em 2018, mais de 140 profissionais - incluindo clientes, colaboradores e parceiros -, participaram dos eventos realizados pela operadora logística ao redor do Brasil. Neste ano, um novo roadshow teve início e o primeiro encontro já foi realizado, em Porto Alegre (RS). Belo Horizonte é a segunda cidade a sediá-lo e aproximadamente 60 profissionais marcaram presença. "Os próximos destinos já foram definidos: Campinas e São Paulo", conclui o executivo.
Sobre a Panalpina
O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística e Manufatura, para oferecer soluções end to end globalmente integradas e personalizadas para os doze principais segmentos da indústria. Com base no seu profundo conhecimento do setor e em sistemas de TI personalizados, a Panalpina gerencia as necessidades das cadeias de suprimentos de seus clientes não importando o nível de exigência. Um de seus diferenciais é o Energy and Project Solutions, um serviço especializado para o setor de energia e projetos. O Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em cerca de 70 países e trabalha com empresas parceiras em outros 100 países, empregando aproximadamente 14.000 pessoas em todo o mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade - a qualquer hora e em qualquer lugar
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário