Como o digital pode conduzir custos e eficiência para aeroportos
- Por Iyad Hindiyeh*
Qual é o papel que o digital pode ter para ajudar na redução do custo total de operações e na eficiência dos processos principais em aeroportos?
Para abordar essa questão, o estudo Airport digital transformation: From operational performance to strategic opportunity, considerou primeiramente o custo relativo de TI e a eficiência de oito principais projetos comerciais de aeroportos. Estes variam de gestão de recursos e reconciliação de bagagens até sistemas de negócios. Seguindo esta linha, aeroportos e outros experts da indústria foram consultados para oferecer insights específicos de como eles esperam que as soluções digitais sejam aplicadas para reduzir custo e melhorar a eficiência desses processos no futuro. Aqui estão alguns pontos chave para se destacar:
Processos de alto custo não são necessariamente atendidos pela estratégia digital de aeroportos
Em discussões com aeroportos importantes, eles foram rápidos em diferenciar despesas absolutamente necessárias das outras. Em caso de voos e gestão de recursos, executivos desses aeroportos viram que esses custos são consistentemente uma parte inevitável do dia-a-dia das operações do aeroporto e, sendo assim, não são o foco principal de sua estratégia digital. Em nossa experiência, apps digitais tendem até então a focar no processo de automação e na melhoria do fluxo de passageiros e não na redução de custos importantes de TI. Isso é consistente com aeroportos que estão na jornada de Airport 2.0 para Airport 3.0.
Principais ineficiências do Common Use Terminal Equipment (CUTE) e Common Use Passenger Processing Systems (CUPPS)
Aeroportos veem um escopo significativo para reduzir gastos de sistemas e processos de check-in existentes. Um desafio comum para muitos aeroportos é a necessidade de suprir uma variedade de diferentes demandas de uma companhia aérea levando em consideração instalações e soluções referentes ao check-in. Isso significa que, mesmo que o aeroporto veja valor na transição para plataformas e interfaces de uso comum, na realidade, os benefícios do uso comum não podem ser usados integralmente uma vez que algumas companhias aéreas não estão prontas para migrar e também por continuarem insistindo em plataformas específicas de companhias aéreas.
Airport Collaborative Decision Making (ACDM) considerada como grande oportunidade para transformação digital
Mesmo que o custo com ACDM não seja o principal custo de TI hoje em dia, a maioria dos aeroportos entrevistados prevê que as despesas com o ACDM aumentem no futuro por causa dos amplos benefícios que uma coordenação aprimorada pode trazer para o amplo ecossistema do aeroporto. Como, por exemplo, um importante aeroporto alemão, destacado por sua implementação de soluções ACDM para otimizar os movimentos das aeronaves, reduzindo assim a média da distância do táxi, congestionamento terrestre e atrasos resultantes.
Fluxo de passageiros continua a como área de foco vital para todos os aeroportos
Ainda que o fluxo de passageiros não seja um dos maiores custos nos orçamentos de TIs nos aeroportos, informação com base no feedback dos aeroportos entrevistados, a otimização deste fluxo é essencial por motivos operacionais e comerciais. Também deve ser observado que uma parte importante da optimização do fluxo de passageiros é associada aos custos com os sistemas de segurança. Este custo não está incluso nos dados de fluxo de passageiros, porém possui destaque como importante item de custo em quase todos os aeroportos que fizeram parte do estudo.
O resultado dessa análise de custo-benefício oferece uma indicação de onde as maiores oportunidades para a otimização de processos de negócios de aeroportos conduzidos digitalmente possam estar no futuro. Em seguida, o próximo passo será estabelecer uma prioridade relativa de uma variedade de tecnologias digitais que possam ajudar aeroportos a alcançar essas oportunidades. Você pode ler mais sobre essas tecnologias no relatório Airport digital transformation.
Sobre de Amadeus
A Amadeus fornece avançadas soluções para a indústria de viagens. Entre os clientes da empresa estão fornecedores (companhias aéreas, hotéis, companhias ferroviárias, linhas de ferry etc), distribuidores de produtos turísticos (agências e portais de viagens) e compradores de viagens (empresas e companhias de gestão de viagens).
Para mais informações sobre a Amadeus, visite www.amadeus.com. E, para obter mais informações sobre a indústria das viagens, siga-nos em www.amadeus1a.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário