Brasil,

Índice ABCR evolui 1,3% em janeiro e inicia ano em crescimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Fluxo de veículos leves cresceu 1,2%, e o de pesados, 1,8%, comparados ao mês passado.

Sinal é positivo para a indústria, após fraco desempenho no último trimestre.

O índice ABCR de atividade referente a janeiro de 2019 apresentou evolução de 1,3% no comparativo com dezembro do ano anterior, conforme os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

“O ano se inicia com uma expansão dos indicadores de fluxo pedagiado, mais que revertendo às perdas disseminadas de dezembro, em métrica dessazonalizada”, explicou Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “A alta do fluxo de veículos leves ante mesmo período do ano passado interrompe uma sequência de nove resultados negativos nessa métrica, e inicia uma recomposição das perdas acumuladas no ano passado (-2,7%), embora os próximos resultados devam trazer novos sinais acerca da velocidade de tal movimento”, explica. “A dinâmica dessa evolução será importante para avaliar o desempenho do consumo das famílias e, em grande medida, da atividade econômica no início deste ano”.

O analista destaca ainda que o crescimento do fluxo de veículos pesados voltou ao terreno positivo, após a queda registrada em dezembro, na comparação interanual: “Na série descontada os efeitos sazonais, o indicador deu sequência em maior ritmo à alta dos últimos meses, um sinal relativamente positivo para a indústria nesse início de ano, após um fraco desempenho no último trimestre. Ainda na comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 1,2%, enquanto o de pesados 1,8%, comparados a dezembro”.

Em relação ao mesmo período de 2018, o índice total variou 2,1%. O fluxo pedagiado de veículos leves registrou alta de 1,9%, enquanto o fluxo de pesados teve maior avanço, de 2,8%. Dessa forma, nos últimos doze meses, houve contração do índice total de 1,9%, exclusivamente ditado pela queda de 2,6% de leves, a despeito da elevação de 0,1% dos veículos pesados.

Fonte: ABCR e Tendências


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar