Bike Sampa comemora um ano de novo sistema com lançamento de novo aplicativo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra MAcedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Com 6 vezes mais bicicletas nas ruas, o projeto trouxe mais segurança e eficiência para a experiência de bikes compartilhadas da capital paulista

O Bike Sampa, serviço de compartilhamento de bicicletas patrocinado pelo Itaú Unibanco e operado pela Tembici, está comemorando um ano do novo sistema no mês do aniversário de 465 anos de São Paulo. Para comemorar esta data, quem adquirir o plano anual no dia 25 de janeiro pelo valor normal, poderá utilizá-lo por 465 dias, e não os usuais 365 dias.

Em um ano de novo sistema com 13 vezes mais viagens, 2.500 bicicletas nas ruas e 198 estações, o sistema se consagrou em 2018 com a melhor bicicleta e tecnologia do mercado, se tornando um modal de transporte diário para milhares de paulistanos.

O novo sistema, que começou a operar no dia 30 de janeiro de 2018 em São Paulo, tem tecnologia da PBSC Urban Solutions, melhor solução de compartilhamento de bicicletas do mundo. A novidade deixou a experiência do compartilhamento de bicicleta na cidade mais segura, confortável, eficiente e sustentável. O modelo implementado é o mesmo utilizado nas principais cidades mundiais, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Barcelona e Toronto. São Paulo foi a segunda capital brasileira a ter as bicicletas renovadas, logo depois de Recife.

Novo aplicativo

O aniversário de um ano também terá como novidade um novo aplicativo do Bike Itaú, com layout renovado, linguagem moderna e um uso mais intuitivo. Diversas funcionalidades serão implementadas ao longo do primeiro semestre, mas logo no lançamento os usuários já terão um cadastro facilitado - unificado com todas as cidades que possuem o projeto -,que permitirá a conclusão 7 vezes mais rápida que na versão anterior, além de passo a passo ilustrado para utilização do serviço e comunicação por push.

A partir do dia 23, 5% dos usuários poderão atualizar seus apps. Progressivamente os demais também terão disponível a nova versão até que em 5 de fevereiro 100% da base deverá ter o aplicativo renovado.

No mês seguinte, em março, entre as novas funcionalidades que serão incluídas, está a visão personalizada do mapa, que será diferente para o usuário que não está com uma bike em uso para aquele que estiver em viagem, mostrando de forma simplificada a quantidade de bicicletas ou vagas disponíveis nas estações. Nesta atualização também será incluída uma contagem de tempo automática após a retirada da bike, que avisará quando estiver próximo de vencer o período máximo de uso com sinalização sonora e vibra, dependendo da configuração escolhida. O app mostrará ainda ciclovias e ciclofaixas disponíveis na região da pedalada, ajudando o ciclista a escolher o melhor caminho.

Já em abril, será possível ver o trajeto percorrido ao finalizar uma viagem, com informações da mesma, e até compartilhar nas redes sociais. Além da avaliação da pedalada com estrelas e possibilidade de reportar problemas com a bicicleta no próprio app.

As novidades não param por aí e mês a mês novas funcionalidades serão incluídas, para tornar o app ainda melhor e mais dinâmico.

BANCO ITAÚ E MOBILIDADE URBANA

O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, está comprometido com o desenvolvimento das comunidades em que atua para gerar valor compartilhado. Por isso, atua em parceria com a sociedade e o poder público para promover mudanças que contribuam efetivamente para a qualidade de vida das pessoas. Por ser um banco essencialmente urbano, se preocupa com os temas que afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria contemplar também o tema “cidades sustentáveis”. O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas do Itaú, ao lado de Educação, Cultura e Esporte.

É o único patrocinador de sistemas de compartilhamento de bicicletas no mundo que tem programas de dimensões internacionais. Hoje, mantém cerca de 8.300 bicicletas, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos em Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco (PE), como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile.

SOBRE A TEMBICI.

A Tembici. é a empresa líder no mercado de bicicletas compartilhadas na América Latina. Responsável pelo planejamento, implantação e operação de sistemas de bicicletas compartilhadas em 15 cidades no Brasil, além de atuação no Chile e na Argentina. A empresa também desenvolve projetos de infraestrutura e gestão de estacionamentos de bicicletas e ciclofaixas, totalizando 34 projetos que fazem parte do cotidiano de 3,5 milhões de usuário de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, entre outras. Atualmente, a startup conta com mais de 700 colaboradores que cuidam para que as mais de 1 milhão de viagens por mês sejam uma experiência excelente de transporte pelas cidades.