Brasil,

Atento se destaca como fornecedora de soluções fim a fim para o mercado de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Tavollassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
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Empresa atua como parceira para a transformação digital que já atinge o setor, beneficiando seguradoras, corretores e clientes finais

A migração de serviços tradicionais para a tecnologia digital já é uma realidade em diversos setores e a chegada dessa transformação é iminente em um mercado tão dinâmico como o de Seguros. Para possibilitar uma transição sustentável e de credibilidade, a Atento, líder em serviços de gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos maiores provedores mundiais, se posiciona ao lado das maiores companhias seguradoras com uma oferta de soluções que se estendem por toda a cadeia do negócio, desde o front office, passando pelo relacionamento com o consumidor, até o back office.

Um mercado que movimenta bilhões de reais por ano, o segmento de Seguros busca a ajuda de ferramentas que possibilitem agilizar seus processos e diminuir custos operacionais, acompanhando as transformações impostas pela era digital. Para se ter ideia da urgência na adoção de novas plataformas tecnológicas, segundo pesquisa conduzida pelo Núcleo de Estudos e Tendências da Atento, com executivos dos maiores players do setor de Seguros no Brasil, a expectativa de 84% das seguradoras é que o volume de atendimentos digitais supere o de chamadas de voz dentro de sete anos.

E, apesar de o telefone ainda aparecer como principal canal utilizado pelos clientes para entrar em contato com o corretor, seja para cotação, dúvidas de apólices ou contratação do seguro, os canais digitais já aparecem como novas formas de contato. Segundo o estudo, 35% dos executivos apontaram como grande tendência o uso de Chat; 33% de Portal online; 28% de Aplicativos; e 21% de Mídias Sociais. Esses números reforçam ainda mais os dados de uma outra pesquisa realizada pela empresa, com foco em consumidores, que mostrou que o uso de tecnologia, integração de canais e soluções para melhorar o fluxo de informações são vistas como diferenciais para as marcas.

A questão da integração de múltiplos canais têm sido uma tônica no mercado nos últimos anos e o estudo realizado pela Atento confirmou essa tendência. 84% dos executivos apontaram que as seguradoras planejam melhorar a experiência do cliente desta forma. O uso do analytics para marketing e formação de preços foi apontado por 82% como intenção de investimento, seguido de ampliação de canais de vendas para conquistar novos públicos (75%), implantação de um back office eficiente (68%), disponibilização de soluções na nuvem para os corretores (50%) e, por fim, o aumento da interação com o Contact Center (23%).

“Os indicadores confirmam que a combinação entre a proposta de um modelo flexível e adequado ao negócio do cliente e a implantação da tecnologia indicada para cada fase do processo é estratégica para fazer parte dessa transformação que o setor está vivenciando”, comenta Regis Noronha, VP de Estratégia e Marketing da Atento.

A oferta da Atento:

A Atento tem em sua carteira empresas de todos os ramos de seguros e, em razão disso, aprofundou-se no desenvolvimento de soluções que atendem todas as necessidades desse mercado, englobando toda a jornada dos clientes.

Com expertise de mais de 18 anos em relacionamento com o cliente, a empresa conta com uma oferta de soluções focada no relacionamento com o consumidor final, com direito à central de liberações 24 horas, abertura de solicitações de reembolso e de sinistros, envolvendo Life e no-Life. A aplicação de um sistema que automatiza os procedimentos de vistoria de veículos ilustra muito bem os ganhos em todos os níveis, pois permite mais transparência e qualidade aos processos e redução dos riscos de fraudes. Com ele, é disponibilizado um aplicativo para captura de imagens do automóvel para acompanhamento dos indicadores da análise em tempo real. Desta forma, a seguradora avalia os dados e dá entrada ao procedimento de vistoria, agilizando todo o processo.

Com foco em todas as frentes de seguros - automóvel, saúde, residencial, vida, entre outras - as soluções disponibilizadas pela Atento garantem mais rapidez em tarefas que ainda são manuais e, com isso, demoram mais para serem realizadas e demandam mais investimento. Na etapa do front office, dentro do que englobam as operações da área de saúde (Life), por exemplo, vale destacar os sistemas que permitem a digitalização de documentos, geração de contratos, análise de formulários e elegibilidade para cobertura.

No âmbito dos seguros que cobrem apenas patrimônio (no-Life), também podem ser mencionados os agendamentos de vistorias, além de outros procedimentos. De acordo com Noronha, a adoção dessas soluções beneficia não somente às operadoras, mas também aos corretores e aos usuários dos planos. “A Atento dispõe de tecnologias de última geração, como inteligência artificial e uso de robôs, a fim de oferecer mais conveniência aos profissionais de seguros e uma melhor experiência ao cliente final”, afirma o executivo.

Quando o assunto é o back office, as ferramentas foram desenhadas para dar suporte nas tomadas de decisões e gestão de contratos, auxiliando em tarefas como reembolso de usuário e de prestador, liberação de pagamentos, entre outras.

Vale destacar também a atuação diferenciada da Atento por meio das mídias sociais, contemplando monitoramento e interação para mapear, quantificar e classificar opiniões relevantes dos consumidores. “Esse trabalho contribui não somente para a redução e a prevenção de impactos negativos na imagem da marca, como também para a identificação de oportunidades de negócios para os nossos clientes”, conclui Noronha.

Sobre Atento

A Atento é a maior empresa de serviços de gestão do relacionamento com clientes e processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos três maiores provedores mundiais com base em seu faturamento. A companhia é também líder em serviços de CRM/BPO para companhias que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, desenvolveu seu modelo de negócio em 13 países e emprega mais de 150 mil funcionários. A Atento tem mais de 400 clientes aos quais oferece uma ampla gama de serviços de CRM/BPO por meio de múltiplos canais. Seus clientes são empresas multinacionais, líderes em setores como telecomunicações, bancário e financeiro, saúde, varejo e administração pública, entre outros. As ações da companhia são negociadas sob o símbolo ATTO NYSE (New York Stock Exchange). Em 2016, foi reconhecida como um dos 25 melhores locais de trabalho multinacionais do mundo pelo Great Place to Work. Para mais informações, acesse www.atento.com.br.


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