Do papel ao digital: como a IA está revolucionando o setor de RH?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Igor Lima

Do papel ao digital: como a IA está revolucionando o setor de RH?

Por Ilana Brancalhão

Antigamente visto como um segmento operacional e burocrático, o setor de RH assumiu um papel estratégico no desenvolvimento humano dentro das corporações com a evolução do mercado e da tecnologia. Agora, a área caminha para uma nova fase de transição em que a Inteligência Artificial (IA) se posiciona como protagonista ao tornar os processos mais eficientes e estratégicos.

Sem pessoas, nenhum negócio é capaz de evoluir. Mas para que o RH consiga cada vez mais avançar com as estratégias de desenvolvimento individual e humanização de processos, é preciso automatizar aquilo que é básico, superando os erros e as dificuldades humanas existentes hoje. A digitalização e automação, impulsionadas pela IA, permitem uma gestão de talentos mais eficaz, adaptada às necessidades de diferentes gerações e perfis de colaboradores, além de reduzir o tempo gasto em atividades operacionais.

Nesse contexto, um dos grandes benefícios da IA no RH é sua capacidade de personalizar a experiência do colaborador. A coleta e análise de dados de desempenho, preferências e comportamento apoiam as empresas a anteciparem problemas, incluindo até questões graves como o burnout, e agirem de forma preventiva. A partir de dados de saúde ou comportamentais, por exemplo, como faltas recorrentes ou redução da produtividade, é possível identificar colaboradores em risco de esgotamento e tomar medidas antes que o problema se agrave.

Já olhando para o conceito das gerações, é notório que existem diferenças tanto em relação ao trabalho quanto a como os colaboradores querem ser tratados se compararmos baby boomers com millennials, por exemplo. Ter esses perfis digitalmente mapeados, com a idade, gênero e preferências de cada colaborador, permite que as organizações consigam aprimorar a tomada de decisão e executar direcionamentos personalizados. Isso faz toda a diferença em como o colaborador olha para a empresa, e como o colaborador olha para a empresa é como todo o mercado olha para a empresa, já que eles são os principais propagadores do negócio.

Três processos principais no setor de RH

Com o avanço da IA no RH, três processos principais já estão colhendo resultados de forma positiva, ágil, e reduzindo o esforço operacional. O primeiro é a criação de uma cultura de feedback contínuo. A automação desse processo, que muitas vezes é negligenciado pelos gestores ou impactado por problemas de comunicação, permite que feedbacks sejam dados de forma rápida e eficiente, com informações já existentes no banco de dados da empresa, o que reflete na execução de um feedback adequado e, mais ainda, na criação de uma cultura sólida de feedback, que realmente gera resultados positivos para as pessoas.

O segundo processo é a descrição de cargos. Sem o suporte tecnológico, criar um plano de cargos e remuneração demanda uma ampla pesquisa de mercado e coleta de informações que acaba despendendo esforço e horas de trabalho dos profissionais de RH, que poderiam estar focando em aspectos mais relevantes para o negócio, como o fortalecimento da cultura organizacional. Mas agora já é possível fazer esse detalhamento de maneira automatizada com a IA, o que é muito mais ágil dada a sólida base de informações dentro do sistema.

O impacto da IA no RH vai além da simples automação. A capacidade de análise preditiva, por exemplo, permite melhorar a eficiência do recrutamento e retenção de talentos, ajustando processos de seleção com base em dados em tempo real. Isso garante que a empresa publique vagas mais aderentes ao mercado e capture currículos mais qualificados desde o início, otimizando o tempo e o custo do processo. Nesse panorama, ter um processo seletivo com as características adequadas podem ser os diferenciais para o sucesso - ou não.

O terceiro e último ponto, mas não menos importante, a IA está sendo utilizada para humanizar os processos do RH. Ao retirar os vieses inconscientes dos processos seletivos, com uma análise de currículos mais imparcial, baseada em qualificações e competências, e não em fatores subjetivos, a tecnologia apoia a disseminação da diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

Dados do mercado reforçam o impacto da IA no RH. De acordo com a Pesquisa Global de CEOs 2024, da PwC, 84% dos CEOs cujas empresas começaram a adotar IA acreditam que a tecnologia aumentará a eficiência no tempo de trabalho dos colaboradores, e 70% afirmam que a IA mudará significativamente a maneira como sua empresa cria, entrega e captura valor nos próximos três anos.

A Inteligência Artificial, portanto, está apoiando o setor de RH a se humanizar ao automatizar tarefas repetitivas e permitir que os profissionais se concentrem em sua verdadeira missão: o desenvolvimento e o cuidado com as pessoas.

Ilana Brancalhão é Gerente de Mercado de RH do Grupo Benner, empresa que oferece softwares de gestão empresarial e serviços tecnológicos para revolucionar e simplificar os negócios.