Brasil,

5 sinais de um vendedor que sabe negociar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Ciaramello
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Se você já participou de algum tipo de negociação, muito provavelmente já ouviu a frase “nem para mim nem para você, vamos fazer um meio a meio”. Essa é uma tática básica, porém, o vendedor profissional não precisa ceder logo na sequência. Aquele que sabe negociar de fato opta por trocar uma concessão por algo que garanta benefícios tanto para si quanto ao cliente, de modo que todos alcancem seus objetivos e, principalmente, seus interesses.

O vendedor no papel de negociador profissional pode adotar estilos diferentes na mesma negociação. Existe o “competitivo”, que foca apenas nos seus interesses e ganhos; o “concessivo”, aquele que abre mão de muita coisa para agradar o cliente; o “evasivo”, o qual adia o próximo passo, dependendo da situação, pede algum tempo para pensar; o “conciliador”, que intermedia o “nem para mim nem para você”; e o estilo “colaborativo”, que foca tanto em seu interesse como no outro.

E qual dos estilos é o melhor? A resposta é muito simples: depende da sua estratégia, objetivo e táticas a serem utilizadas com os interlocutores.

Abaixo, listo cinco sinais fundamentais de um vendedor que sabe negociar:

1) Não cede imediatamente: a velocidade das concessões está relacionada à importância que o cliente demonstra para comprar um produto ou serviço. Ou seja, um bom negociador não cede só porque o cliente apertou, mas quando identifica que isso também pode render algo vantajoso para si. A sugestão é fazer trade-off, ou seja, trocar uma concessão por alguma coisa;
2) Racionaliza: geralmente, a negociação torna-se emocional, pois comercializamos com pessoas. Porém, o vendedor profissional consegue visualizar a negociação como um processo, assim, administra o medo de perder e a ansiedade de ganhar, com estratégias para fechar o acordo;
3) Investiga bem: o bom profissional avalia minuciosamente qual são as reais necessidades, o real interesse do cliente. Assim, tem acesso às informações que precisa e sabe qual tática usar para fechar o negócio;
4) Identifica onde pode ceder: para atingir o objetivo, é preciso listar quais são os itens negociáveis em uma barganha. Será o preço? O tempo de garantia? A quantidade? Ao ter todos esses aspectos definidos, o vendedor sabe quais são as suas melhores estratégias;
5) Tem um plano B e identifica o do cliente: e se o consumidor não aceitar a proposta, por melhor que ela seja, qual é o plano B dele? E qual é o seu plano B? O negociador procura ter outras opções para fortalecer os acordos.

Negociar é a principal atividade de um vendedor. Porém, muitos têm medo da rejeição, e a ansiedade não os deixa racionalizar durante o processo. Assim, demonstram incerteza e outros sentimentos que podem provocar tanto a desistência do cliente ou o fechamento de um negócio que não é interessante. Para evitar os equívocos e a insegurança, as capacitações são fundamentais: bem treinado, um vendedor profissional encara com tranquilidade todas as situações do dia a dia de trabalho.

* Carlos Cruz é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) – www.ibvendas.com.br


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar