Brasil,

Registro obrigatório de drones avança até ao final do mês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com os incidentes que aconteceram com drones e aviões no mês de junho, muito se debateu sobre as medidas que deveriam ser implementadas.

Como resposta a este tema, o governo anunciou que está a preparar o registro e os seguros obrigatórios para drones.

No mês de junho, vários foram os relatos de incidentes entre drones e aviões. Se alguns poderiam efetivamente ser possíveis, outros deixaram dúvidas no ar sobre a sua veracidade ou sobre o tipo de drone utilizado, dado que uma das aeronaves não tripulada era identificada com uma envergadura de 1 metro, com forma de avião, a voar perto dos 1200 metros de altitude e, até, a acompanhar um avião.

Com muita desinformação à mistura, várias foram as notícias e os debates sobre este tema, com várias pessoas a defender o registro obrigatório destas aeronaves, entre outras medidas.

Embora nos últimos tempos este assunto tenha acalmado o governo, na pessoa de Pedro Marques, ministro do planejamento e das infraestruturas, anunciou novas medidas relacionadas com drones, onde se inclui o seu registro obrigatório, assim como o seguro de responsabilidade civil obrigatório, para drones com peso superior a 250 gramas.

Estas novas medidas, que deverão ser apresentadas até ao final do mês de julho, tentam assim antecipar a legislação européia que deverá entrar em vigor em 2018.

Além do registro e do seguro de responsabilidade civil obrigatórios, o governo está também a trabalhar com a Autoridade Nacional de Avião Civil (ANAC), a ANA – Aeroportos de Portugal e a NAV Portugal de forma a serem testadas tecnologias de controlo de drones.

Mas será o registro de drones obrigatório a solução?

A encabeçar a lista de novas medidas encontramos o registro e o seguro de responsabilidade civil obrigatórios.

Embora o registro de drones seja já prática em vários países, recentemente houve um revés nesta prática. Desde cedo que, nos Estados Unidos, se impôs como obrigatório o registro deste tipo de aeronaves junto da FAA.

Durante algum tempo, esta prática foi seguida, tendo sido abandonada recentemente com todos os que registraram o seu drone a receber de volta o dinheiro do registro.

Na verdade, embora o registro de drones possa identificar o drone em caso de acidente, dificilmente vai ter utilidade quando o drone se encontrar no ar, não sendo por isso uma medida muito efetiva para resolver o problema da presença dos drones nos aeroportos.

Tal como se estão a testar tecnologias de controlo de drones, é importante tentar implementar métodos de defesa dos pontos críticos, como aeroportos, a este tipo de atividades, impedindo assim a existência de abusos por parte dos pilotos.

Estas novas medidas, que por certo deverão acarretar custos para o piloto, poderão efetivamente desencorajar alguns utilizadores a comprar um drone devido à burocracia inerente, no entanto poderão também aumentar o uso clandestino destas aeronaves, com vários pilotos a preferirem arriscar a sua sorte e a voar sem licenças e sem seguro.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar