Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aplicação da Convenção de Varsóvia/Montreal no transporte aéreo internacional de cargas (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – Insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – Insurance reviewer Aparecido Rocha – Insurance reviewer

Os transportadores aéreos e os agentes de carga, ao receberem mercadorias para transporte, fornecem o Conhecimento de Embarque Aéreo, um documento que comprova o contrato de transporte e atesta que a carga foi entregue ao transportador.

O Conhecimento de Embarque Aéreo, também conhecido como Air Waybill (AWB), é emitido pela companhia aérea ou pelo agente de carga para o exportador, no caso de cargas não consolidadas. Para cargas consolidadas, a companhia aérea emite o Master Air Waybill (MAWB) para o agente de carga, contendo todas as cargas entregues por diversos embarcadores e consolidadas em um único embarque. Os agentes de carga emitem o House Air Waybill (HAWB) para cada embarcador, correspondente a uma parte ou fração da carga total consolidada no MAWB.

O transporte aéreo requer cuidados especiais e atenção na escolha do formato do embarque em relação ao valor da mercadoria. No Conhecimento de Embarque Aéreo, consta a forma como o frete foi negociado, podendo ser “com ou sem o valor declarado da mercadoria”, o que é representado no campo Declared Value for Carriage (valor declarado para transporte). Caso o valor da mercadoria não seja declarado, constará a sigla NVD (not declared value) ou SVD (sem valor declarado).

A maioria dos embarques aéreos é realizada na condição NVD. Com isso, em caso de extravio, perdas ou danos, o transportador aéreo estará respaldado pelo limite estabelecido na Convenção de Varsóvia e/ou Montreal, que atualmente é equivalente a cerca de 20 dólares por quilo em responsabilidade por indenização. Para que a companhia aérea assuma a responsabilidade pelo valor integral da mercadoria, o valor da mercadoria deve constar no campo “Declared Value for Carriage” da AWB. Para isso, é cobrada uma sobretaxa, normalmente equivalente ao dobro do frete convencional.

Embora a aplicação dos limites da Convenção de Varsóvia e/ou Montreal seja controversa no Brasil, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou que acordos internacionais se sobrepõem às normas nacionais em casos de extravio, dano ou atraso de cargas em voos internacionais. A decisão, unânime, foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1520841. A tese fixada pelo Tribunal deverá ser seguida em todos os casos semelhantes que estão em tramitação na Justiça.

Ao contratar o seguro de transporte internacional, os embarcadores (importadores e exportadores) devem ajustar com suas seguradoras a inclusão na apólice da Cláusula Específica nº 302, que estenderá a cobertura do seguro aos embarques aéreos de mercadorias sem valor declarado no conhecimento de embarque. Dessa forma, em caso de sinistro, a seguradora indenizará o segurado pelo valor integral correspondente à importância segurada contratada.

Com o entendimento do STF, ficará mais difícil para a seguradora subrogada obter êxito na busca do ressarcimento integral junto ao transportador aéreo.

Aparecido Rocha – Insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: