Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A queda do avião no RS chama a atenção para a importância do seguro (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

 Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

O acidente aéreo ocorrido em 22 de dezembro de 2024, em Gramado (RS), chama a atenção para a importância dos seguros disponíveis para o setor. Uma aeronave executiva de pequeno porte caiu que caiu em Gramado, deixando dez mortos, todos de uma mesma família, e mais 17 pessoas feridas nas proximidades do local do acidente.

A aeronave acidentada é um Piper Cheyenne, produzida pela fabricante norte-americana Piper Aircraft entre 1984 e 1991. Trata-se de um avião de pequeno porte, com motor à hélice, com comprimento de 13,2 metros, altura de 5,1 metros e envergadura (distância da ponta de uma asa até a ponta da outra) de 14,5 metros. Sua capacidade é de transportar quase uma tonelada de peso útil. O avião era pilotado pelo empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, CEO da empresa Galeazzi & Associados, uma consultoria criada em 1988, especializada em melhoria de performance e reestruturação operacional e financeira.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica. No entanto, já se sabe que as condições meteorológicas não eram favoráveis para o voo no momento do acidente, devido à forte nebulosidade.

O Brasil possui a segunda maior frota de aviões executivos do mundo, com mais de 10 mil aeronaves, de acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). O país fica atrás apenas dos Estados Unidos. O setor registra um significativo crescimento anual na aquisição de aviões executivos, jatos privados, turboélices e helicópteros, o que, consequentemente, aumenta também os acidentes aéreos, principalmente os envolvendo aeronaves particulares.

Dentre os requisitos necessários para uma aeronave voar no Brasil, está o seguro obrigatório de Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo (RETA). Este seguro garante, dentro dos limites da lei, a indenização por danos pessoais e materiais a tripulantes, passageiros e suas bagagens, bem como a pessoas no solo. O seguro também cobre a reparação de danos materiais causados por colisão e abalroamento a outras aeronaves e bens de terceiros no solo

Para a proteção da aeronave, o mercado oferece o seguro facultativo de Casco, com cobertura para danos causados por acidentes de qualquer natureza (exceto os riscos excluídos nas condições gerais do seguro), abrangendo o casco, as máquinas e os equipamentos. O seguro também cobre os danos causados por terceiros, além dos prejuízos decorrentes de guerra, sequestro e confisco

Como os limites exigidos pelo seguro obrigatório RETA são muito baixos, recomenda-se a contratação da cobertura em excesso ao RETA, denominada LUC (Limite Único Combinado). O LUC garante o reembolso das indenizações que o segurado for obrigado a pagar judicialmente, ou por acordo previamente autorizado pela seguradora, por danos corporais ou materiais, a transportados ou não transportados. Dentre as principais coberturas estão: indenizações a terceiros que o segurado venha a ser obrigado a pagar judicialmente; custos com a defesa do segurado; despesas de contenção de sinistro; despesas de salvamento; e assistência médica e despesas suplementares.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar