O que esperar da agenda ESG em 2025?
Imagem de Alexa por Pixabay
Uma revolução está em curso no universo empresarial e financeiro, impulsionada pela crescente valorização da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). De acordo com estimativas da Agência Bloomberg, os investimentos em práticas ESG devem atingir impressionantes US$53 trilhões até 2025, representando mais de um terço dos ativos globais sob gestão.
Empresas e investidores têm reconhecido a agenda ESG como uma estratégia indispensável para gerar valor, mitigar riscos e atender à crescente demanda do mercado. Entre as principais tendências para 2025, destacam-se a pressão por maior transparência nas ações corporativas, a adoção de métricas padronizadas para avaliar impactos sustentáveis e o compromisso com a redução de emissões de carbono, alinhando-se com as metas globais de neutralidade climática.
Junto a essa movimentação, soluções tecnológicas têm se destacado como protagonistas da transição para práticas mais sustentáveis. A GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, surge como referência ao integrar inovação e sustentabilidade no setor industrial. Recentemente, a empresa lançou uma solução avançada de monitoramento de emissões de CO2 em frotas de máquinas móveis, que mede, compensa e reduz a emissão de CO2 por meio de melhorias operacionais nos equipamentos.
"O compromisso com a sustentabilidade deixou de ser uma escolha, mas sim uma necessidade estratégica. A partir de 2025, as empresas que não incorporarem práticas ESG correm o risco de perder relevância e competitividade no mercado global, e a nossa solução é um exemplo de como a tecnologia pode ser um aliado poderoso na implementação de práticas sustentáveis, fornecendo dados concretos que realmente fazem a diferença no dia a dia das operações", comenta Vinicius Callegari, Co-Fundador da GaussFleet.
Além do avanço tecnológico, espera-se que haja um aumento significativo na colaboração entre diferentes setores para alcançar metas ESG ambiciosas. Grandes corporações já buscam parcerias estratégicas com startups e empresas inovadoras, como a GaussFleet, para acelerar essa transição. Indústrias intensivas em carbono, como a construção de infraestrutura e a siderurgia, estão no centro dessa transformação, impulsionadas por regulamentações cada vez mais rigorosas e pela crescente exigência de consumidores e investidores por soluções mais responsáveis.
“À medida que 2025 se aproxima, o grande desafio é ampliar o impacto positivo da agenda ESG, garantindo que os compromissos assumidos hoje se traduzam em resultados tangíveis no futuro. A jornada rumo à sustentabilidade é uma oportunidade única para reimaginar processos, fortalecer a confiança com stakeholders e construir um futuro mais equilibrado para todos”, completa Vinicius.
Sobre a GaussFleet: Fundada em 2018 pelos empreendedores Denis Alonso, Alexandre Carvalho, Vinicius Callegari e Alan Ribeiro, a GaussFleet é a maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário