Reforma Tributária Exige Mais Atenção Para Planejamento Fiscal de 2025
Crédito: Freepik
Vieira Melo & Lionello alerta para controle efetivo de despesas, análise minuciosa de tributos e possibilidade de resgates de valores pagos
O texto final da regulamentação da Reforma Tributária divulgado nesta reta final do ano exige que as empresas redobrem a atenção ao planejamento fiscal de 2025. Controle efetivo de despesas, análise minuciosa dos tributos de cada uma das atividades e atenção às possibilidades de resgate de valores pagos incorretamente ou com direito à devolução são medidas estratégicas para as empresas neste momento, na avaliação da Vieira Melo e Lionello, empresa de tecnologia jurídica que resgatou valores que variam de R$ 500 mil a mais de R$ 8 milhões para clientes dos setores como o agronegócio, a indústria e a construção civil.
A Reforma Tributária deve manter o país com os dois sistemas vigentes durante antes de transição, o que exige ainda mais cuidado para que erros e penalidades não impactem os negócios.
“Apesar de simplificar o sistema tributário brasileiro, a reforma traz o desafio da transição. A tecnologia jurídica inova no modelo de análise dos recolhimentos e adaptações de cada empresa para verificar se houve pagamento indevido maior, agilizando a solicitação de ressarcimentos ou compensações em forma de créditos tributários”, alerta Vinícius Vieira Melo, sócio-diretor da Vieira Melo & Lionello.
Na avaliação da especialista em tecnologia jurídica, 2025 será um ano de muitos ajustes, e mesmo de testes de mudanças já previstas, para que, em 2026 as alterações sejam efetivadas. Neste período, as empresas devem reforçar o cuidado com pagamentos irregulares devido a entendimentos incorretos sobre as alterações, além de identificar valores a serem resgatados para reverter prejuízos.
Em alguns casos, é possível zerar o recolhimento mensal a partir dos créditos identificados e outra possibilidade é a retificação das obrigações acessórias para as empresas estarem em conformidade legal. As empresas também devem considerar os pagamentos realizados nos últimos cinco anos ao analisarem valores a serem devolvidos.
Sobre a Vieira Melo & Lionello
A Vieira Melo & Lionello (VML) é uma empresa de tecnologia jurídica. Especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a recuperação de ativos em depósitos judiciais e atuando em Revisão Tributária e Previdenciária, a VML atende cerca de 3 mil clientes, tendo entregue mais de 9 mil projetos desde sua fundação, em 2014. Com atuação em todo o país, a empresa conta com mais de 100 colaboradores e possui escritórios em Porto Alegre e São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário