RH em 2025: a nova liderança, dilema geracional, IA e dados moldando o futuro da gestão de pessoas
pixabay
*Fernando Sollak, diretor de Relações Humanas da TOTVS; e Robson Campos, diretor de produtos para RH da TOTVS
As transformações na área de RH não param. E com o ‘boom’ do uso de Inteligência Artificial, a chegada da geração Z no mercado de trabalho, as novas ondas de benefícios e tantas novidades e demandas do dia a dia, 2025 dá sinais de ser um ano também cheio de mudanças! Práticas tradicionais estão sendo repensadas e é hora de colocar em prática tendências que já estão mudando a forma como trabalhamos.
A liderança, por exemplo, não é mais sobre hierarquias rígidas e controle vertical, de cima para baixo. O foco agora precisa estar em modelos mais flexíveis e colaborativos, mas ainda há um caminho pela frente. O estudo ‘Top 5 priorities for HR leaders in 2025’, do Gartner, revelou que os programas atuais de desenvolvimento de líderes ainda não estão acompanhando as mudanças. Segundo os entrevistados, 76% das organizações atualizaram significativamente seus programas de desenvolvimento de liderança, entretanto somente 36% dos líderes de RH consideram esses programas eficazes.
Para o futuro, é essencial preparar líderes que sejam adaptáveis, ágeis e conectados ao mundo digital. Esses novos líderes precisam estar prontos para dar mais autonomia às equipes e promover um senso de propósito compartilhado. E aqui vale destacar a pauta human skills, afinal, além de habilidades técnicas, é fundamental desenvolver e priorizar habilidades como inteligência emocional, empatia e a capacidade de inspirar as pessoas em um ambiente de constantes mudanças.
Todo esse cenário se torna ainda mais desafiador quando pensamos em relacionamento entre diferentes gerações atuantes no ambiente de trabalho. Cada geração tem suas particularidades e visões de mundo, e o RH precisa entender, atender e convergir essas diferenças em prol do melhor convívio entre as pessoas e o melhor desempenho do negócio.
Um olhar especial para os benefícios também precisa estar na pauta do RH em 2025. Hoje, sobretudo os mais jovens, buscam empresas que possuam iniciativas de bem-estar, oportunidades de desenvolvimento e vantagens alinhadas aos valores e objetivos de cada indivíduo.
E com tantas gerações, habilidades, demandas e necessidades diferentes sendo colocadas em jogo na rotina do RH, é fundamental haver coerência na abordagem para desenvolvimento, avaliação e reconhecimento das pessoas colaboradoras. É muito importante que o RH esteja atento às novidades, dê atenção aos processos e atue de forma humanizada. Para profissionais de RH que querem aprimorar as habilidades de construir avaliações de desempenho estratégicas e impactantes, a Feedz by TOTVS lançou mais de 15 aulas práticas com especialistas e grandes nomes do mercado compartilhando as melhores práticas.
Avançando para o tema de tecnologia, em 2024 vimos o avanço do uso da Inteligência Artificial em nosso dia a dia, e em 2025 a expectativa é que sua aplicação amadureça ainda mais. Ferramentas de IA podem automatizar tarefas rotineiras, como atendimento via chat bot para responder dúvidas das pessoas colaboradoras. Isso libera os profissionais de RH para focar em ações estratégicas que realmente agreguem valor à empresa. Para aproveitar o potencial da IA, o RH precisa adotar a tecnologia de forma proativa, integrando ferramentas inovadoras para aumentar a eficiência, melhorar decisões e oferecer uma experiência mais interessante para as pessoas.
E como sabemos, os dados são o combustível da IA, por isso o uso de dados no RH precisa ser cada vez mais estratégico. Trabalhar com análise de dados não é um diferencial, mas uma necessidade. Saber usar informações para prever tendências, melhorar estratégias de gestão e cuidar do bem-estar das pessoas é fundamental. O uso de dados, no RH e em outras áreas, passa por três passos importantes: aculturamento e aprendizagem, treinando as lideranças no uso de dados; democratização, fazendo autosserviço desses dados, com dashboards para uso dos gestores habilitados ao uso; e disseminação, junto da área de governança, de uma cultura data-driven na empresa.
Mas aqui vale a ressalva sempre importante: independente da ascensão da IA, a conexão humana continua primordial – na verdade, ganha ainda mais importância. Deepa Vohra Bahl (coach, mentora e mediadora, e membro do ICF, Forbes Coaches Council) destaca que à medida que muitas tarefas forem assumidas pela inteligência artificial, a inteligência emocional será uma habilidade-chave para os líderes. Empatia, adaptabilidade e capacidade de criar boas relações serão indispensáveis para quem deseja construir confiança e um ambiente de pertencimento para suas equipes, mesmo em um mundo cada vez mais digital.
Por fim, não podemos deixar de falar de planejamento, que continua sendo a base para o sucesso do RH. É essencial organizar o calendário, entendendo as principais datas relacionadas a pagamentos, impostos e exigências legais. Essa postura preventiva reduz riscos, garante operações tranquilas e permite que o RH concentre esforços em estratégias que impulsionam o crescimento da empresa. Existem planners de RH e DP para ajudar a otimizar a gestão de tarefas e não perder nenhuma data importante ao longo do ano.
Com tantas mudanças acontecendo, aprender e se adaptar continuamente é pauta fixa na agenda do RH. Esse é o caminho para que os profissionais de RH enfrentem os desafios do futuro e ajudem suas equipes a alcançar o máximo potencial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário