Marketing de incentivo: principais insights dessa estratégia que beneficia empresas e colaboradores
Cintia Michele da Silva_3_creditos_Juliana Teixeira
Pesquisa mostra crescimento sólido do segmento de incentivos até 2026; viagens são uma das categorias que mais se destacam
O marketing de incentivo é uma estratégia utilizada por empresas para motivar colaboradores e parceiros, promovendo engajamento, aumento de desempenho e reforço de laços organizacionais. Essa prática engloba recompensas, como viagens e experiências exclusivas, para reconhecer e premiar conquistas, alinhando os interesses corporativos aos desejos individuais. De acordo com o Incentive Travel Index 2024, produzido pela Incentive Research Foundation e Oxford Economics, a indústria de incentivos mostra um crescimento sólido, projetado até 2026. Programas desse tipo estão investindo em elementos como hospedagem (27% do orçamento), passagens aéreas (22%) e alimentação (18%).
Segundo o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o marketing de incentivo não é apenas uma ferramenta de motivação, mas um elemento estratégico que transforma equipes. “Essa forma de reconhecimento tem se destacado como uma iniciativa efetiva de fortalecer a cultura organizacional, aumentando o senso de pertencimento por parte dos colaboradores e resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo. Além disso, colaboradores engajados e motivados tendem a apresentar maior desempenho, contribuindo diretamente para o alcance de metas estratégicas", explica.
Benefícios do marketing de incentivo
Frederico explica que o marketing de incentivo abrange diversas estratégias para motivar colaboradores e parceiros, como prêmios financeiros, reconhecimento público, experiências personalizadas, treinamentos, gamificação e programas de fidelidade. “Essas iniciativas podem incluir desde recompensas monetárias até benefícios não financeiros, como dias de folga extras, produtos exclusivos e acesso a cursos. Quando bem planejadas, essas ações não apenas engajam equipes, mas também fortalecem a cultura organizacional e impulsionam a produtividade, tornando-se ferramentas indispensáveis para o sucesso empresarial”.
Entre as formas de incentivo, as viagens são uma categoria que impulsiona a retenção de talentos, sendo uma vantagem competitiva fundamental, afirma Cintia Michele da Silva, diretora da Invento Incentivo, agência especializada no segmento. "O grande diferencial das viagens de incentivo é a criação de memórias que conectam as pessoas à marca. Isso vai além de uma premiação financeira sendo uma experiência transformadora que fideliza e inspira. Nesse contexto, as empresas podem optar por diversas formas de incentivo como a oferta de roteiros personalizados para as empresas, convenções, visitas às fábricas, passeios, etc", comenta Cintia.
Além de uma ferramenta estratégica de marketing que promove o engajamento e a retenção de talentos, as viagens de incentivo trazem resultados visíveis em performance e satisfação. “Realizamos um roteiro para a Krona, onde mais de 20 colaboradores foram premiados com uma viagem exclusiva para Cancun, como premiação por aumentar em 40% em vendas da meta estipulada”, exemplifica.
Principais insights do segmento marketing de incentivo:
De acordo com o Incentive Travel Index 2024 a indústria de incentivos segue em expansão, com destaque para:
1 - Gastos e orçamento
Os principais gastos com viagens de incentivo para 2025 incluem hospedagem (27% do orçamento), passagens aéreas (22%), e alimentos e bebidas (18%). A maioria dos programas tem um custo médio de US$ 4.900 por pessoa, com maior média na América do Norte (US$ 5.400) e menor na Ásia-Pacífico (US$ 3.900).
2 - Expectativas de crescimento
45% dos compradores esperam que o número de atividades de incentivo aumente até 2026, e 55% planejam aumentar os gastos para alinhar com a inflação ou melhorar os programas.
3 - Mudanças nas preferências de destino
Há uma tendência crescente para escolher destinos novos e resorts all-inclusive. Destinos próximos também estão se tornando mais atraentes, enquanto locais distantes e urbanos estão sendo menos preferidos.
4 - Importância da cultura e engajamento
A “soft power” (benefícios como cultura organizacional e engajamento) está se tornando cada vez mais valorizada, com os mercados da Europa e APAC liderando essa mudança, enquanto os EUA mantêm o foco também nos benefícios financeiros.
5 - Sustentabilidade e desafios climáticos
O foco em sustentabilidade e mudança climática são desafios emergentes para o setor, especialmente em viagens de longa distância que podem não ser justificáveis no contexto das mudanças climáticas.
6 - Inteligência Artificial
Cerca de 63% dos profissionais de viagens de incentivo acreditam que a IA será eficaz no setor, com aplicações em planejamento, previsão e orçamentos. No entanto, a personalização de alto nível é uma barreira para o uso mais amplo da IA.
7 - Papel estratégico
A retenção de talentos e a vantagem competitiva na contratação são impulsionadores estratégicos do uso de viagens de incentivo. A liderança das empresas considera as viagens de incentivo essenciais, especialmente no fortalecimento da cultura e como diferencial competitivo.
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