Como integrar estratégias de produto e negócio para maximizar resultados em empresas inovadoras?
João Zanocelo_Head de Produto e Sócio_Credito Luciano Alves
Head de Produto da BossaBox, João Zanocelo destaca que a integração contribui para o aumento da receita, eficiência operacional e a promoção da inovação contínua
Na era digital, a transformação das empresas B2B vai muito além da simples implementação de novas tecnologias. Trata-se de uma revolução na forma como elas operam e geram valor. Para João Zanocelo, Head de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gerencia squads para grandes organizações e scale-ups, a integração entre estratégias de produto e negócio é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo.
Mas, neste contexto, líderes de produto enfrentam o desafio de alinhar suas iniciativas com os objetivos corporativos, criando sinergias que impulsionam a inovação e a eficiência operacional. “O trabalho conjunto entre as equipes de Produto e Negócio não só otimiza recursos, mas também posiciona as companhias de forma competitiva em um mercado em constante evolução. Essa coesão atende não apenas às demandas, mas também contribui para o aumento da receita, eficiência operacional e a promoção da inovação contínua”, explica o especialista.
No passado, a estratégia de produto se concentrava principalmente na gestão de projetos e na entrega de soluções, muitas vezes operando de forma isolada dentro das empresas. “Embora as interações existissem, eram frequentemente superficiais e qualitativas. Para resolver esse cenário, houve um esforço significativo para integrar os processos de planejamento, especialmente dentro das unidades de negócio (BUs)”, afirma Zanocelo. “Hoje, é cada vez mais comum ver equipes de Produto e Negócios atuando de maneira colaborativa, com objetivos claros e alinhados, baseados nas áreas de impacto de cada equipe, e a BossaBox vem trabalhando muito para defender essa iniciativa.”
Sabendo desses benefícios para o negócio, o especialista revela algumas estratégias recomendadas para organizações e líderes de produto: “Todos os membros da organização precisam estar alinhados com os objetivos estratégicos da companhia, principalmente os de produto. Estabelecer a priorização baseada em ROI (retorno sobre investimento) é importante, mas é preciso também conectar as métricas de produto a outras métricas de negócio para avaliar o sucesso real das iniciativas. Esse alinhamento permite que o roadmap de produto vá além de uma simples lista de entregas, funcionando como uma estratégia sólida para promover crescimento e resultados relevantes”.
Sobre a BossaBox
Fundada em 2017, a BossaBox é uma consultoria referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, que monta e gerencia times de tecnologia, produto e design sob demanda e de forma ágil para desenvolver produtos digitais de seus parceiros. A empresa garante desempenho em contrato e a senioridade dos profissionais das equipes é comprovada. A BossaBox se diferencia na velocidade de alocação, até 10 dias, e na sua camada de gestão, que conta com um time personalizado e especializado, responsável pela estratégia dos produtos de cada cliente no âmbito técnico e de negócio. Em seus 7 anos de trajetória, já desenvolveu mais de 140 produtos inovadores para mais de 100 médias e grandes empresas, como H&P, Grafeno, loja integrada, Housi e Unimed. Acesse o site da empresa e saiba mais!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário