Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O futuro dos negócios liderados por mulheres depende de políticas públicas inclusivas, aponta especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Carine Roos, CEO e fundadora da Newa. Crédito Paulo LiebertDivulgação Carine Roos, CEO e fundadora da Newa. Crédito Paulo LiebertDivulgação

Carine Roos, CEO da Newa, cita o acesso a financiamento, a inclusão digital e as barreiras culturais relacionadas ao cuidado como alguns dos desafios enfrentados

O empreendedorismo feminino vem crescendo e ganhando força no mundo dos negócios, trazendo inovação, diversidade e determinação ao cenário empreendedor. Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil. No entanto, elas ainda enfrentam obstáculos significativos em suas jornadas rumo ao sucesso.

“Essas dificuldades refletem desigualdades estruturais que atravessam gênero, raça, classe, origem, identidade e orientação sexual. As sobreposições dessas identidades amplificam as discriminações, criando barreiras interseccionais que tornam ainda mais desafiador o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres”, explica Carine Roos, fundadora e CEO da Newa, consultoria de impacto social. A especialista também aponta três áreas que necessitam de políticas públicas direcionadas para este público, abaixo:

1. Acesso ao financiamento

Segundo Carine, as empreendedoras no Brasil, especialmente aquelas que são negras, de classes mais baixas ou que pertencem a grupos historicamente marginalizados, enfrentam um acesso significativamente mais limitado ao financiamento. “Essa barreira se deve tanto à discriminação de gênero quanto à sobreposição de raça, classe e origem, o que reforça as desigualdades estruturais. Políticas públicas precisam ser desenhadas para oferecer linhas de crédito inclusivas e específicas, com foco na equidade racial e de gênero. É essencial que essas políticas incluam microcrédito, facilitem garantias para mulheres de baixa renda e incentivem investidores a apoiarem negócios diversos”, destaca.

2. Tecnologia e digitalização

Atualmente, a digitalização é uma das maiores oportunidades para o crescimento econômico, mas o público feminino ainda enfrenta múltiplas formas de discriminação. Este, muitas vezes, não têm os mesmos recursos ou acesso a ferramentas tecnológicas que os homens. “Barreiras como a falta de infraestrutura digital, dificuldades econômicas e o preconceito em relação à capacidade técnica delas, especialmente negras e de baixa renda, impedem a plena participação dessas empreendedoras no ambiente digital. Políticas públicas precisam promover a inclusão digital de forma intencional, com programas que ofereçam capacitação, suporte para a digitalização de pequenas e médias empresas, além de acesso facilitado à internet de qualidade em todas as regiões do país”, explica Carine.

3. O papel das mulheres no cuidado

As barreiras históricas e culturais relacionadas ao papel de cuidadoras que as mulheres ocupam na sociedade brasileira impactam diretamente sua capacidade de empreender, é o que aponta Carine: “As normas culturais que reforçam a ideia de que elas devem assumir a responsabilidade pelo cuidado de crianças, idosos e pelas tarefas domésticas limitam o tempo e os recursos que podem dedicar ao crescimento de seus negócios. Campanhas educativas que desafiem essas normas culturais e promovam a igualdade de responsabilidades entre gêneros são uma forma de reduzir o peso do trabalho de cuidados sobre as empreendedoras”, finaliza a especialista.

Com políticas públicas direcionadas para superar esses três obstáculos, não apenas o crescimento de negócios liderados por mulheres será impulsionado, mas também haverá uma contribuição significativa para a redução das desigualdades estruturais que limitam o pleno potencial das empreendedoras atuais. Aliadas a uma mudança cultural que redistribua as responsabilidades de cuidado, essas medidas podem transformar o empreendedorismo feminino em uma verdadeira força motriz para o desenvolvimento econômico e social do país, promovendo um futuro mais equitativo e próspero.

SOBRE A NEWA:

A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno. Desde a sua fundação, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano. A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar