Empresas de saúde recorrem à IA para aprimorar a jornada do paciente
Crédito: Freepik
Inteligência artificial é usada para soluções que compreendem a confirmação de presença para conter o absenteísmo.
O esquecimento de data e hora da consulta médica ou do exame há muito tempo deixou de ser problema a clínicas, hospitais e laboratórios. Empresas da área de saúde têm observado o quanto a comunicação eficiente é uma importante aliada para sanar desafios de gestão, como o absenteísmo de pacientes, por exemplo. Em se tratando do sistema de confirmação de presença, o Provida Complexo Médico, de Tubarão (SC), viu reduzir em 39% as faltas de pacientes nas consultas e exames desde a parceria com Nina Tecnologia, em 2019. “Com uma taxa menor de absenteísmo, empresas da saúde conseguem priorizar a gestão, reduzindo a falta de pacientes, buracos na agenda, fila de espera, impossibilidade de encaixes e ociosidade profissional”, explica Roberto Dozol, CEO de Nina Tecnologia.
As integrações da empresa, que tem sede em Santa Catarina, são automatizadas e contemplam todas as etapas que envolvem a jornada de comunicação com o paciente, desde as mensagens que antecedem consultas ou exames (confirmação, lembrete, reagendamento de cancelados, motivo de cancelamento e check-in online), até o pós, equivalente a envio de pesquisa de satisfação, link do laudo, lembrete de retorno e avisos personalizados. Nesse processo da jornada também são estabelecidas as informações que o paciente precisa saber sobre o seu exame ou consulta, a fim de prepará-lo para o compromisso médico. Após o uso da solução, o Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), de Minas Gerais, também percebeu mudanças. Apenas nos primeiros cinco meses de uso da plataforma, realizou 14,8 mil novos atendimentos e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos foram convertidos em novas consultas e exames.
Sobre Nina Tecnologia
Com sede em Santa Catarina, a Nina Tecnologia está no mercado há 6 anos e é especializada em melhorar a jornada de comunicação e de atendimento com pacientes, utilizando inteligência artificial e recursos tecnológicos oferecidos pelo Google Cloud e pelo IBM Watson. Ao modernizar o atendimento de mais de 500 clientes, Nina Tecnologia já confirmou mais de 30 milhões de consultas e exames em todo Brasil e desenvolve soluções para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios na saúde pública e privada. Toda a plataforma é desenvolvida com tecnologias de ponta e suas soluções têm mais de 30 integrações prontas, entre elas RealClinic, Animati, Tasy e Feegow.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário