Brasil,

Recorde de vendas de automóveis em agosto reflete recuperação pós-enchente no RS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho l Andréia Pires
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O mês de agosto trouxe um importante marco para o setor automotivo no Rio Grande do Sul, com o registro de 4.036 automóveis vendidos na capital, Porto Alegre, a maioria do segmento SUV, com valor médio de R$ 180 mil. Esse crescimento é impulsionado, em grande parte, pela necessidade de reposição dos veículos que tiveram perda total durante a cheia histórica que assolou o estado em maio, e também pela dificuldade em utilizar outros meios de transporte após os danos causados pela inundação.

No total, foram emplacadas 19.710 unidades em agosto no estado, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, um aumento de 0,9% em relação ao mês anterior, julho. Em comparação, o crescimento nacional entre julho e agosto foi de 0,7%. O desempenho no RS foi particularmente impulsionado pelas vendas de comerciais leves, motocicletas e implementos rodoviários.

No acumulado de 2024, entre janeiro e agosto, o Rio Grande do Sul já comercializou 118.986 unidades, um aumento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram vendidas 104.683 unidades. No Brasil, o crescimento acumulado no ano é de 15,7%, evidenciando a recuperação do setor no país após as intempéries do primeiro semestre.

Número de vendas supera expectativas na capital

Porto Alegre se destaca como um dos principais polos de vendas no estado. Em agosto, a capital comercializou 4.036 veículos, representando um crescimento de 2,6% em comparação a julho. No acumulado do ano, foram 22.735 veículos emplacados, um índice 16,5% superior ao registrado em 2023. O perfil de consumo na capital é dominado por automóveis e comerciais leves, que correspondem a 78,6% das vendas realizadas. Além disso, as motocicletas respondem por 16,8% das vendas na capital.

No restante do estado, o perfil de consumo é similar, com 61,6% das vendas focadas em autos e comerciais leves. Entretanto, observa-se uma maior participação do setor de motocicletas no interior, onde representam 21,7% das vendas. Esse aumento nas vendas de motos reflete a busca por soluções de transporte mais econômicas e adaptadas às dificuldades pós-enchente.

A recuperação do setor foi rápida no pós-enchente, como destaca o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau. "Agosto foi um mês importante para o setor. Subimos para a 6ª colocação em vendas gerais e para a 4ª em autos e comerciais leves no ranking nacional. Se mantivermos o ritmo de recuperação, esperamos fechar o ano com um crescimento de 12% a 15% em comparação a 2023", afirma.

O presidente também pontua que, embora a recuperação esteja em curso, o setor de motocicletas no Rio Grande do Sul ainda enfrenta desafios. O estado ocupa a 8ª colocação no ranking nacional acumulado, mas subiu da 18ª para a 15ª posição em agosto no segmento de motos. Para melhorar ainda mais o desempenho, a entidade está trabalhando com as autoridades para promover mais segurança no uso de motocicletas, como a criação de motovias e a redução do custo da carteira de habilitação para duas rodas.

A expectativa é de que os números de setembro e outubro também sejam positivos, impulsionados pelos bons resultados da Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar