Brasil,

O inovador paradigma da inteligência ampliada nas estratégias de marketing

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Saviotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Márcio Chleba*

O mundo do marketing e da comunicação mudou drasticamente nas últimas duas décadas. Agências fundadas em 2024 operam em realidades diferentes, tanto em termos de métodos e táticas quanto de tecnologias disponíveis, em relação àquelas criadas em 2001 que não se atualizaram.

No início deste século, era da rápida expansão da internet e da transição digital, as estratégias de comunicação focaram na adaptação das práticas tradicionais aos novos meios online, como websites, e-mails e banners digitais. As ferramentas tecnológicas disponíveis estavam apenas começando a moldar a forma de interação com os públicos de cada empresa e segmento. O grande desafio foi entender e se adaptar à nova dinâmica.

Hoje, num ambiente marcado por elevadíssimo patamar de tecnologia, no qual as empresas dispõem de grandes volumes de dados estruturados para orientar suas atividades, a comunicação e o marketing ganham novas possibilidades para dar um salto de excelência. No entanto, transformar todas essas informações em insights valiosos e ações eficazes continua sendo um grande desafio para os profissionais do setor.

É nesse aspecto que a inteligência artificial (IA) destaca-se como fator de mudança. Tem o poder de potencializar o trabalho dos profissionais e o desempenho das organizações, elevando a qualidade e a eficiência das operações. Foi neste contexto que criamos, em 2024, uma agência de marketing, a New Humans, com todos os fundamentos e princípios consagrados da atividade, mas com o valor agregado da IA como centro estratégico de todas as operações.

O exemplo é pertinente para enfatizar que, assim como as empresas que não acompanharam a digitalização ficaram para trás, aquelas que não adotarem a IA terão dificuldades para competir no mercado atual. Dar esse passo não se trata apenas do uso de aplicativos como o ChatGPT para textos ou o MidJourney para imagens. Muito além dessas ferramentas, há todo um rico e complexo ecossistema a ser explorado.

Numa visão mais ampla das possibilidades, uma agência precisa usar as novas tecnologias para integrar e otimizar a competitividade de seus clientes de maneira estratégica. A IA, quando bem aplicada, transforma dados em decisões de negócios, otimiza campanhas em tempo real, personaliza a comunicação com precisão e identifica oportunidades antes invisíveis.

Portanto, a principal diferença entre uma agência de marketing fundada em 2001 que não se atualizou e outra criada em 2024 é a integração profunda da IA em todas as operações. Enquanto a primeira segue preocupada em ajustar as práticas tradicionais aos meios digitais, a segunda está focada em explorar as infinitas possibilidades oferecidas pela IA para criar estratégias transcendentais à simples adaptação. Ao fazer isso, desfruta de imensa vantagem competitiva.

As agências que entenderam e colocaram em prática esses novos conceitos têm o poder de revolucionar o mercado ao aplicar a IA para potencializar as capacidades humanas e tecnológicas, transformando radicalmente a maneira como as marcas se comunicam, inovam e competem.

Afinal, a verdadeira força da IA não reside apenas em sua capacidade de processar grandes volumes de dados, mas na maneira como interpretá-los e transformá-los em ações práticas e eficazes. É o que buscamos fazer na nova era tecnológica que estamos vivendo, unindo o poder da IA com a sabedoria e a experiência de profissionais altamente qualificados para desenvolver e implementar estratégias realmente vencedoras.

É na soma entre a inteligência das pessoas e a artificial que surge um novo e revolucionário paradigma, que batizamos, em nosso trabalho, de inteligência ampliada, combinando as habilidades humanas com a agilidade, precisão e capacidades da nova tecnologia. Quem ganha são os clientes, que passam a contar com estratégias, ações e campanhas de alta performance para se comunicar e se conectar com seus públicos.

*Márcio Chleba é o CEO da Agência de Publicidade e Marketing New Humans.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar