O que é uma insurtech registrada em Sandbox Regulatório?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Nicholas Godoy

Uma insurtech registrada em um sandbox regulatório é uma startup do setor de seguros que opera em um ambiente controlado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Esse espaço permite que as empresas testem novas tecnologias e modelos de negócios sob supervisão regulatória, sem precisar cumprir todas as exigências do setor desde o início. O objetivo é promover a inovação, permitindo que as empresas se adaptem gradualmente às regulamentações.

A Loovi Seguros, por exemplo, utiliza tecnologias de monitoramento para oferecer seguros automotivos digitais. Da mesma forma, a Zarpo Seguros está explorando suas inovações dentro do programa, desenvolvendo soluções personalizadas para seguros utilizando tecnologia de ponta.

Recentemente, a SUSEP concedeu autorização definitiva para duas seguradoras digitais que participaram do grupo da primeira edição do sandbox regulatório: a Iza Seguradora e a Simple2u Seguros (do grupo MAG Seguros). Com essas, já são quatro insurtechs que conseguiram o sinal verde definitivo.

A Simple2u obteve autorização para operar seguros de danos e de pessoas no segmento S2 em todo o território nacional. Já a Iza Seguradora recebeu licença definitiva para operar seguros de pessoas no segmento S4, também em todo o Brasil. De acordo com a SUSEP, a nova licença para essas empresas remove as limitações anteriores quanto ao número de riscos emitidos e à importância segurada das coberturas, restrições que eram aplicadas enquanto operavam dentro do sandbox. Além disso, a licença definitiva facilita a expansão para outros produtos que não eram permitidos no âmbito do programa de inovação.

Até abril de 2024, as empresas participantes das duas primeiras edições do sandbox regulatório da SUSEP emitiram R$ 145,8 milhões em prêmios. No total, 32 projetos foram selecionados, dos quais 21 receberam autorização temporária para operar, como a Loovi Seguros, e duas empresas, Pier Seguros e Darwin Seguros, já obtiveram licença definitiva. Atualmente, a terceira edição do programa está em andamento, com foco em projetos voltados à transformação ecológica e inovação tecnológica.

Portanto, o sandbox regulatório oferece um ambiente controlado que permite às insurtechs testar e ajustar suas soluções inovadoras, ajudando a transformar o setor de seguros e ampliando as opções disponíveis para os consumidores.