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Setembro Amarelo: 6 insights para promover a saúde mental nas empresas

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Divulgação Setembro Amarelo_Crédito da imagem_ Panuwat Dangsungnoen Divulgação Setembro Amarelo_Crédito da imagem_ Panuwat Dangsungnoen

Especialista explica a importância de propiciar um ambiente de trabalho saudável incentivando diálogos sobre saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 700 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do suicídio, sendo a faixa etária mais afetada entre 15 e 29 anos. No Brasil, estima-se que ocorram cerca de 24 mil suicídios por ano, o que equivale a uma média de 38 pessoas por dia. Além disso, uma pesquisa realizada pela Conexa com 1.174 colaboradores revelou que 76,3% dos participantes acreditam que seus gestores influenciam negativamente seu bem-estar no trabalho. Dentre esses, 37,5% apontaram a ansiedade como o principal sentimento provocado pela liderança. A pressão por resultados, a preocupação com a estabilidade e a autocobrança excessiva são alguns dos fatores que contribuem para essa situação, tornando indispensável a discussão sobre saúde mental nas empresas.

“Pensar nessa data dentro das empresas é muito importante para criar um ambiente de trabalho no qual os colaboradores se sintam apoiados e valorizados. A campanha vai além da conscientização sobre o suicídio, ela abre espaço para que as pessoas conversem sobre seus sentimentos e busquem ajuda sem medo de julgamentos. Quando nos engajamos nessa causa, demonstramos um compromisso real com o bem-estar de nossos funcionários, ajudando a construir uma cultura organizacional mais segura para todos”, afirma Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa da Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil.

Diante desses dados, é crucial que as organizações adotem uma postura proativa em relação à saúde mental de seus colaboradores. Para isso, a executiva destaca seis ações que as companhias podem implementar para demonstrar cuidado com a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

1. Abrir espaço para conversas sobre o assunto

Nem sempre é fácil iniciar uma conversa sobre saúde mental. Por isso, ações que promovam esse diálogo são essenciais, pois demonstram aos colaboradores que a empresa é um ambiente seguro para se abrir e pedir ajuda, se necessário. Campanhas de endomarketing podem ser realizadas para promover cuidados em diversas áreas, como saúde física, psicológica e financeira.

Para empresas que operam majoritariamente em home office, é possível enviar materiais diretamente para a casa dos colaboradores, como kits contendo cartilhas informativas e outros itens relacionados à campanha. Além disso, os canais de comunicação internos da empresa, como TVs corporativas, podem ser utilizados para divulgar conteúdos sobre o tema, tanto para aqueles que trabalham presencialmente quanto para aqueles que atuam em setores essenciais, como nas fábricas.

2. Treinar as lideranças

Não basta promover uma cultura que valorize a saúde mental no trabalho se a liderança não estiver preparada para lidar com pessoas. O relatório da Capita revela que 49% dos funcionários não acreditam que seus líderes imediatos saberiam como agir caso eles compartilhassem um problema de saúde mental.

Investir em palestras, workshops e dinâmicas que desenvolvam uma visão humanizada de gestão é fundamental para preparar a liderança e criar um ambiente onde todos se sintam à vontade.

3. Oferecer apoio

O apoio psicológico ou psiquiátrico é de extrema importância nos casos de distúrbios mentais, depressão ou predisposição ao suicídio, portanto, sua empresa pode divulgar contatos de bons profissionais da área, ou proporcionar benefícios e parcerias com descontos. “Em um ambiente que pode se tornar um estressor, é importante que os colaboradores entendam que podem contar com uma rede de apoio para lidar com as emoções. Nesse sentido, o ambiente de trabalho também deve trazer discussões sobre a importância do acompanhamento adequado quando se trata da saúde mental”, explica Cleide.

4. Promover ações sociais

Promover ações sociais também é uma excelente maneira de envolver os colaboradores na causa do Setembro Amarelo. Uma instituição pode ser escolhida para receber apoio, ou pequenas ações podem ser realizadas na comunidade local ou no próprio prédio da empresa. Não se trata apenas de apoio financeiro, mas também de incentivar o voluntariado.

5. Organizar palestras

Uma das melhores formas de debater o tema com os colaboradores é promovendo um evento e convidando algum profissional, como psicólogos ou até influenciadores, para falar com propriedade sobre o assunto. Isso pode ser realizado online, por videochamada com os colaboradores, ou até mesmo por uma live nas redes sociais.

6. Investir em momentos de descompressão

Uma boa prática nas empresas é o investimento em ginástica laboral. Exercícios nos intervalos de uma atividade ou outra são ótimas fórmulas para descompressão do estresse e clima tenso no dia a dia corporativo, além de aumentar a produtividade.

Sobre a Progic

A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 30 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 650 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.


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