Brasil,

Jovens buscam bem estar no trabalho, querem acumular experiência profissional e preferem home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Melina Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dos jovens entrevistados, 32% são de famílias que vivem com menos de 3 salários mínimos e 2 em cada 10 dependem da remuneração do estágio para se manter. - Crédito da foto: Divulgação CIEE-RS Dos jovens entrevistados, 32% são de famílias que vivem com menos de 3 salários mínimos e 2 em cada 10 dependem da remuneração do estágio para se manter. - Crédito da foto: Divulgação CIEE-RS

Pesquisa do CIEE-RS ouviu mais de 14 mil jovens para mapear o perfil dos estagiários

Entre janeiro e maio de 2024, mais de 14 mil estudantes participaram de uma pesquisa online conduzida pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), a fim de oferecer um panorama detalhado sobre o perfil do estagiário. Os resultados revelam tendências importantes e as motivações que guiam os jovens em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Os participantes da pesquisa moram no Rio Grande do Sul. Dos respondentes, 34% estão atualmente estagiando, enquanto 66% não estão inseridos no mercado de trabalho. Destes, 94% afirmaram estar ativamente procurando um estágio, evidenciando uma forte demanda por inserção profissional.

Ao escolher uma empresa para estagiar, os benefícios focados no bem-estar (55%) são os mais valorizados, seguidos pelo valor da remuneração (36%), crescimento profissional (30%), possibilidade de home office (25%) e programas de diversidade e inclusão (20%).

Preferências em relação ao processo seletivo e ao regime de trabalho também foram exploradas. 72% responderam que preferem entrevistas de emprego presenciais. Ao mesmo tempo, esse mesmo percentual de entrevistados também afirmou que está disposto a trocar seu estágio atual por uma oportunidade que ofereça o modelo home office.

A familiaridade com a tecnologia se destaca: 47% dos jovens relataram contato com ferramentas de inteligência artificial, e 79,98% destes utilizam essas tecnologias como suporte em suas atividades acadêmicas ou durante o estágio.

A pesquisa também destacou a diversidade socioeconômica. A renda familiar de 29% dos respondentes varia de um a três salários mínimos, enquanto 3% não possuem nenhuma renda e apenas 0,15% têm renda superior a 15 salários mínimos. Além disso, 82,45% não recebem nenhum auxílio governamental, e dos que recebem, 80% participam do Bolsa Família.

As motivações para buscar um estágio variam: 50% buscam experiência profissional, 26% almejam o crescimento profissional, 19% por necessidades financeiras e 4% vão atrás de estágio pela obrigatoriedade curricular. Para descontrair, os estagiários gaúchos preferem atividades físicas (32%), conversas com amigos (28%) e leitura (20%).

A pesquisa completa pode ser acessada no blog do CIEE-RS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar