Andrade Maia Advogados lança universidade corporativa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Zanchi

Universidade AM_crédito Comunicação Andrade Maia Universidade AM_crédito Comunicação Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados lançou no último dia 28 de agosto a Universidade AM, uma universidade corporativa multidisciplinar que aborda conteúdos que vão desde tecnologia e inovação até conhecimentos específicos da área jurídica. O projeto conta com mais de 50 cursos nas modalidades presencial e online, sendo esta última por meio de uma plataforma interativa e gamificada. De acordo com Tonia Russomano Machado, sócia-fundadora do Andrade Maia, o objetivo do projeto é oferecer um ecossistema de ensino e fomentar de forma contínua o desenvolvimento dos colaboradores, além de inovar a forma de aprendizagem.

“As academias corporativas, como a do AM, estão emergindo como uma resposta essencial para o desenvolvimento profissional dentro das organizações. Elas destacam a importância da qualificação, demonstrando que o aprimoramento pode ocorrer de diversas maneiras - seja online, presencial ou em formatos híbridos - adaptando-se à disponibilidade de cada indivíduo. Queremos fomentar a multiplicação de conhecimento por meio das expertises dos nossos sócios, líderes administrativos e parceiros externos”, afirma Tonia.

Darlan dos Santos, head de Gente & Gestão no Andrade Maia, explica que os conteúdos serão disponibilizados através de trilhas on-line, podcasts, microlearning, além das aulas no formato presencial. A plataforma conta com recursos de gamificação e inteligência artificial, que visam oferecer uma experiência interativa com foco em lifelong learning (termo que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”).

Ainda de acordo com Darlan, os conteúdos estão estruturados em sete eixos de formação: Ensino Jurídico; Liderança Inspiradora; Negócio e Estratégia AM; Experiência do Cliente; Tecnologia e Inovação; Futuro Sustentável (ESG); e No Limits, que engloba matérias de interesse geral que extrapolam o universo jurídico, como arte, fotografia entre outras. “Formatamos um ecossistema de ensino que será o guia de conhecimento e desenvolvimento dos integrantes e da comunidade. Com a mesma ousadia e inovação que está no DNA do Andrade Maia, vamos levar as pessoas do Ponto A direto ao Ponto M, o ponto máximo do conhecimento", revela Natana Soares, head de Comunicação e Marketing do escritório.

Os cursos serão oferecidos para os integrantes do escritório, clientes e comunidade em geral. Entre os cursos que serão disponibilizados para o público externo estão o "Diversidade na Prática", que tem por objetivo sensibilizar e conscientizar a todos por meio de conceitos, estratégias eficazes e estudos de caso sobre o impacto positivo da diversidade, na prática; e o “Aprendendo Direito”, curso de capacitação que que tem por objetivo preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para trabalhar em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. O Aprendendo Direito é uma iniciativa do Instituto Andrade Maia em parceria com o Instituto Ser+.

“É um projeto revolucionário que atende uma necessidade social de trazer o jovem vulnerável para dentro do universo jurídico, num país com quase dois milhões de advogados e sem nenhum curso preparatório ao exercício das atividades paralegais”, avalia Tonia. “Essa falta de preparo aumenta sensivelmente os riscos no trato de informações delicadas e dados sigilosos, na relação com autoridades, na movimentação de processos e na própria compreensão do jargão jurídico. O Curso se propõe a atacar justamente esse problema, mediante um programa estruturado de formação. Nos dedicamos a criar um diferencial competitivo para esses jovens, que possa ser destacado em seu currículo e valorizado pelo mercado”, afirma.

Em 2023 o projeto foi pré-selecionado na Chambers Brazil Awards, categoria “Diversidade & Inclusão: Contribuição Extraordinária”. Foi reconhecido também pelo Prêmio Lúmen 2023, promovido pelo CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e pelo SINSA (Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro), na categoria Responsabilidade Social, ficando em 3º lugar. Ainda em 2023, recebeu o selo de reconhecimento por sua prática no prêmio Análise DNA+ Fenalaw.

Sobre o Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 400 integrantes, 55 sócios, distribuídos em quatro escritórios: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.