Brasil,

Fala MDS: ministro Wellington Dias detalha a Política Nacional de Cuidados entregue ao Congresso Nacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MDS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Escrita por um Grupo de Trabalho, que reuniu 20 ministérios e foi coordenado pelo MDS e pelo Ministério das Mulheres, Projeto de Lei busca garantir direitos de quem é cuidado e de quem cuida

No Fala MDS desta semana, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, abordou a Política Nacional de Cuidados. O Projeto de Lei enviado pelo Executivo Federal ao Congresso Nacional, há pouco mais de um mês, cria a Política para garantir os direitos de quem precisa de cuidados e também dos cuidadores, em sua maioria mulheres.

Wellington Dias explicou que a Política Nacional de Cuidados deve promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidado dentro das famílias e entre a comunidade, o Estado e o setor privado.

“Não são muitas as experiências no mundo. Então, tivemos que trabalhar para que possamos, desde a família, homens e mulheres, partilharem mais a divisão de tarefas, mas também a participação do Estado brasileiro”, detalhou o ministro.

Trabalho conjunto

A Política Nacional de Cuidados foi escrita por um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), que reuniu 20 ministérios e foi coordenado pelo MDS e pelo Ministério das Mulheres. Foram diversas escutas com diferentes setores da sociedade, seminários, intercâmbios e estudos para fechar o texto do Projeto de Lei.

“O Brasil está tendo a oportunidade de uma política inovadora. A principal inovação é não só tratar de quem precisa de cuidados, mas com muito carinho, cuidar de cuidadoras, principalmente. É isso que o Brasil quer para uma vida com mais qualidade”, defendeu o titular do MDS.

O GTI produziu um diagnóstico sobre a atual organização social dos cuidados no Brasil e apontou a forma como se dá a oferta de cuidados, atestando que historicamente essa tarefa tem sobrecarregado as mulheres.

Equipamentos como creches e escolas em período integral, locais para que idosos e pessoas com deficiência sejam cuidados, além da valorização e qualificação dos trabalhadores do setor são alguns pontos abordados pela Política Nacional de Cuidados.

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar