Brasil,

Geração Z: o que aprender com eles e por que o mundo corporativo precisa deles

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Geração Z: o que aprender com eles e por que o mundo corporativo precisa deles

*por Patricia Pomies

Durante muitos anos falou-se em “empresas do século XXI” como forma de pensar o futuro, mas ainda não sabemos realmente do que se trata. O que podemos afirmar é que nestes primeiros 24 anos, a habilidade mais necessária é a adaptabilidade à mudança.

Quem pode ser melhor do que a geração que nasceu com smartphone, que passou por uma pandemia inesperada e agora faz experiências com inteligência artificial no mesmo ritmo das grandes empresas?

Não há ninguém mais preparado do que a Geração Z para os próximos anos. O desafio é parar de pensar em como incluí-los no sistema e, em vez disso, construir organizações mais alinhadas com seus valores para que se tornem porta-estandartes do sucesso.

Considerando que o universo corporativo se mantém sempre em constante mudança, há algo inegociável: a atitude de estar em ‘Beta’ continuamente. Esta mesma filosofia foi adotada por muitos líderes visionários de hoje, de Marc Benioff a Jensen Huang, que incentivam consistentemente as suas equipes a permanecerem no modo iniciante. Assim, as organizações também devem adotá-lo em escala global, buscando inovação, adaptando-se e criando novos cenários.

No próximo ano, a Geração Z, aqueles nascidos depois de 1997, representará 27% da força de trabalho e, em 2030, juntamente com os millennials, representarão 58%, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Frequentemente analisada com perplexidade à distância relacionada à idade, sem realmente compreendê-la, na Geração Z há algo que os define e explica muito do seu comportamento: são criativos, ágeis e muito exigentes tanto no que consomem como no local onde trabalham.

Nada importa para eles e isso lhes valeu o apelido de “geração de vidro”. São mais sensíveis aos detalhes e não toleram arbitrariedades. A revolução, longe de ser uma ameaça, é mais uma etapa no progresso das organizações. O desafio é adaptar-se, atraí-los e alcançar novos avanços.

A predisposição da Geração Z para mudar de emprego é frequentemente questionada como se fosse um aspecto negativo. O Índice de Confiança da Força de Trabalho 2022 do Linkedin indicou que eles têm metas altas: 80% procuram um emprego alinhado com seus interesses e valores – contra 47% dos baby boomers – e 61% buscam crescer ou ter mais responsabilidades – contra 36 % dos baby boomers.

Estamos perante uma força de trabalho mais exigente, que não está disposta a aceitar tudo por si só e que não tem medo da mudança. Eles querem aprender, sentir-se parte e encontrar motivação. O erro seria pensar que isso é um problema das organizações. Pelo contrário, a geração Z quer participar de espaços que a representem por um mundo melhor. As empresas devem trabalhar no seu propósito, nos planos de carreira e nos valores que representam o restante da sociedade.

Segundo estudo do portal de empregos Monster, 83% acreditam que o compromisso de uma organização com políticas de inclusão, diversidade e equidade é importante na escolha de um emprego. O mercado de talentos é global e a Geração Z não reconhece fronteiras. Eles estão dispostos a trabalhar para os Estados Unidos, a Alemanha ou a Singapura se a oferta for adequada.

O problema, vale a pena repetir, não é com a Geração Z. Eles já deixaram clara a sua adaptabilidade e ambições. Cabe agora às empresas aprender com eles e abraçar a mudança para ter sucesso no mercado de trabalho.

*Por Patricia Pomies, COO da Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

Sobre a Globant

Na Globant, criamos os produtos nativos digitais que as pessoas adoram. Preenchemos a lacuna entre negócios e consumidores por meio da tecnologia e da criatividade, aproveitando nossa experiência como potência em IA. Ousamos transformar digitalmente as organizações e nos esforçamos para encantar seus clientes.

Contamos com mais de 28,9 mil funcionários e estamos presentes em 33 países, abrangendo 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Electronic Arts e Santander, entre outras.
Fomos reconhecidos como Líder Mundial em Serviços de IA (2023) e Líder Mundial em
Serviços de Melhoria da Experiência do Cliente (2020) pelo relatório IDC MarketScape.
Somos a marca de TI que mais cresce e a quinta marca de TI mais forte no mundo (2024), de acordo com a Brand Finance.
Também fomos destaque em estudos de caso de negócios em Harvard, MIT e Stanford.
Somos membros ativos da Green Software Foundation (GSF) e do Cybersecurity Tech Accord.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar