Núclea amplia ações ESG e fortalece sustentabilidade corporativa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Nicholas Godoy

Adotar práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) vai além de contribuir para o futuro do planeta. Empresas que investem em ESG se destacam pela competitividade e resiliência, impulsionadas pela inovação em seus modelos de negócios. A Núclea, referência em infraestrutura para transações digitais e inteligência de dados que vem expandindo a atuação para o setor de seguros no Brasil, é signatária desde 2023 do Pacto Global da ONU, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade. Ao longo desse período, a Núclea investiu em soluções que promovem o desenvolvimento sustentável nos mercados em que está inserida.

A Núclea faz parte da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, promovendo os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também busca engajar o setor privado nesta nova agenda.

Pensando em promover ações com impacto social positivo, a companhia desenvolve uma série de programas inclusivos, como o Mulheres em Dev, que capacita mulheres para atuar nas áreas de tecnologia. Também conta com o programa de Estágio Afirmativo para PCD. Além dessas iniciativas, oferece diversas capacitações, palestras e trilhas de aprendizagem que visam conscientizar e engajar seus colaboradores. Complementando essas ações, a Núclea adota um Código de Conduta e Ética, uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, e conta com um Comitê de Sustentabilidade.

Entre as iniciativas de impacto social da Núclea, destacam-se os Grupos de Afinidade, formados por funcionários voluntários que promovem a conscientização sobre temas relevantes centrados em Diversidade, Equidade e Inclusão, dentro e fora da organização.

Além disso, a Núclea é associada da Núclea Associação, uma entidade sem fins lucrativos que está à frente da Núclea Academy. Esta plataforma de desenvolvimento compartilha mais de 20 anos de expertise em gestão e tecnologia. Disponível gratuitamente tanto para colaboradores da Núclea quanto para a sociedade em geral, a Núclea Academy oferece diversas trilhas de aprendizado, cobrindo áreas do conhecimento alinhadas às principais tendências do mercado.

A companhia alcançou também, a redução de 66% do consumo de energia, obteve o 1º lugar no Hackthon com foco em ESG promovido pela BMC, adotou servidores na nuvem para redução do consumo de energia, tem criado um ambiente de trabalho inclusivo, alcançando baixíssima taxa de turnover (4,51% em 2023), e com a Núclea Academy promove educação para mais de 990 alunos cadastrados.

O que é ESG e sua importância

Environmental, Social, and Governance (ESG) é um conjunto de princípios que avaliam o desempenho ambiental, social e de governança de organizações públicas e privadas. Esses princípios atuam como uma força externa, impulsionando mudanças nos negócios, processos e estratégias.

A adoção de ESG está se tornando mais comum entre as lideranças de mercado. Por exemplo, segundo dados da B3 (2023), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) já alcança um valor de R$ 1,741 trilhões, representando 41,08% da capitalização da bolsa de valores brasileira.

Em diversos setores, a adoção de práticas ESG é fundamental por melhorar a reputação da empresa como uma cidadã corporativa responsável, atraindo clientes conscientes ambiental e socialmente. As práticas ESG também podem levar a eficiências operacionais, reduzindo custos e aumentando a lucratividade no longo prazo. Por fim, ao abraçar a sustentabilidade, as companhias podem gerenciar melhor os riscos associados às mudanças climáticas e à agitação social, que afetam cada vez mais a indústria de seguros.

As práticas ESG podem ajudar as empresas do setor ainda a se alinhar com os requisitos regulatórios e as expectativas da sociedade, potencialmente evitando multas e danos reputacionais, e conduzindo uma governança corporativa adequada. Ao compreender e mitigar esses riscos, essas companhias podem oferecer produtos inovadores que atendam à crescente demanda por investimentos sustentáveis e éticos.

A abordagem da Núclea em relação ao ESG não é apenas uma resposta às tendências de mercado, é também um caminho para termos cada vez mais equipes diversas e conscientes, o que aumenta a inovação e deixa a Núclea pronta para as mudanças que uma sociedade tão dinâmica precisa. À medida que as indústrias continuam a evoluir, a importância das práticas ESG só aumentará e a atuação da Núclea nesta área posiciona a empresa de forma a capitalizar as oportunidades apresentadas pelo crescente foco na sustentabilidade. Ao continuar inovando e integrando princípios ESG em seu negócio principal, a Núclea está estabelecendo um padrão para práticas responsáveis e sustentáveis no mercado de seguros.