Brasil,

Novo Marco Legal dos Seguros: potenciais desafios ou impactos adversos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio Gonzalez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: banco de imagem Foto: banco de imagem

O recente trâmite do "Marco dos Seguros" (PLC 29/2017), apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e aprovado pelo Plenário do Senado em 18 de junho, tem gerado discussões intensas dentro do setor.

Ainda que a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) estime que o projeto duplicará a influência do setor securitário no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mostra-se elementar considerar os “potenciais desafios” que surgirão com a implementação dessas novas medidas.

A expressão (“potenciais desafios”) origina-se no extremo senso de esperança e paixão de quem atua neste ramo do Direito preocupado com a higidez estrutural do setor em prevalência de eventuais interesses pessoais, principalmente porque para os seguros de grandes riscos o projeto se avizinha como catástrofe.

Uma das mudanças mais debatidas é a imposição de cronogramas mais rigorosos para atualizações contratuais e pagamento de sinistros. Sem sequer olhar para os grandes riscos, sob o argumento de aumentar a transparência na relação segurado-seguradora, ignora-se o impacto substancial nos custos operacionais das companhias.

À primeira vista a imposição de prazos reduzidos pode parecer positiva, mas não leva em conta a complexidade de muitos casos. Apesar de eventual e infíma margem adicional - de cinco dias - para solicitação de documentos suplementares antes da liberação do pagamento, essas determinações passam ao largo de sinistros que exigem investigações detalhadas e, consequentemente, muito mais tempo para avaliações adequadas.

Desassossega pensar que a rigidez dos prazos poderá criar dificuldades significativas para o desenvolvimento ágil de novos produtos e serviços, potencialmente elevando custos administrativos e, consequentemente, os prêmios para os segurados. Em outras palavras, a rigidez dos prazos gera ineficiência econômica e assimetria de mercado.

Evidentemente, há avanços, a exemplo dos contratos virtuais, já amplamente utilizados e, agora, formalizados pelo marco.

Apesar de ter sido aprovado pelo Senado, o processo legislativo mantém viva a esperança na medida em que impõe novas etapas de tramitação, retornando o projeto à Câmara dos Deputados para reavaliação. Enquanto o Projeto vem sendo aplaudido como um avanço regulatório necessário, é essencial acompanhar de perto os próximos passos de sua implementação para evitar-se impactos adversos profundos.

Fonte: Sérgio Luiz Bernardelli Junior é advogado do escritório Ernesto Borges Advogados com ênfase em Direito Securitário. Formado em Administração de Empresas pela UFMS, Mestrando em Direito pelo IDP Brasília e Pós-graduado em Direito Constitucional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar