Pesquisa mostra preferência de investidores por consórcio como ativo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Carmo

Estudo da Embracon destaca crescente atração pelo consórcio entre investidores das Classes A e B

A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, revelou que investidores capitalizados estão cada vez mais interessados no consórcio, com 82% considerando a modalidade como um dos seus ativos. A pesquisa interna, conduzida pelo Laboratório de Descoberta e Inovação da empresa, mostrou que essa tendência se deve à segurança e ao planejamento patrimonial que o consórcio oferece. O estudo foi realizado entre clientes de todo o país, destacando a preferência crescente por esse tipo de ativo entre as classes A e B.

Realizada em junho de 2024, a pesquisa interna desenvolvida pela Embracon revelou não apenas a preferência de seu público investidor, mas também que 71% dos clientes possuem estratégias de investimento, com 56% incluindo o consórcio em suas cartelas. Dos clientes entrevistados, 71% pertencem às classes A e B, 39% estão na faixa etária de 35 a 44 anos, enquanto 29% têm entre 45 e 54 anos.

No que diz respeito às preferências de aplicação, 41% dos clientes têm investimentos em CDB e CDI, e 37% em poupança, destacando a preferência pela renda fixa, enquanto apenas 21% aplicam em ações. A pesquisa ainda revelou que 75% dos clientes consideram o consórcio uma modalidade segura de investimento, com 15% apontando-a como a mais segura de todas.

Considerado o quarto maior player independente do setor de consórcios, segundo dados do Banco Central do segundo semestre de 2023, a Embracon continua ampliando seus canais de distribuição para atender a todos os perfis de clientes. Por conta das parcerias com marcas de outros setores, foi criada em 2016 a diretoria de parceiros (institucionais, varejistas) que já representa 46% do faturamento da empresa, com mais de 600 varejistas atuando na venda de consórcios Embracon, incluindo cooperativas como Cresol, CredSis, Unicred e Sulcredi, montadoras como Renault e Nissan, e grupos financeiros como Banestes e XP.

A Embracon anunciou faturamento de R$ 8.9 bilhões no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 92% em relação ao mesmo período do ano passado, e projetou R$ 19 bilhões para 2024. Com 7% do faturamento, o canal de franquias, criado em 2023, vem tendo crescimento acelerado. Isso demonstra que a empresa está conseguindo encontrar novas oportunidades de expansão em um mercado muito competitivo, por meio de acordos de white label com grandes marcas parceiras, representantes independentes de consórcios e franqueados.

Consórcio como investimento

Tradicionalmente associado a pessoas com restrições de crédito, o produto consórcio tem se tornado cada vez mais atraente para investidores e corretoras de investimento, consolidando-se como uma opção dentro dos ativos conservadores. A parceria entre XP e Embracon para venda de consórcios de imóveis exemplifica essa tendência, nascida do interesse das assessorias de investimento pelo consórcio como instrumento de planejamento patrimonial.

Com uma gama de produtos que abrange imóveis, automóveis, veículos pesados, motos e serviços, a Embracon atende desde consumidores descapitalizados até investidores que buscam proteger seus rendimentos. Com o consórcio, a assessoria de investimento não só adiciona um produto ao portfólio, mas também mantém o capital do cliente aplicado para pagamento do consórcio. Esse planejamento patrimonial sem uso de crédito beneficia todos os envolvidos.

Em 2023 o setor de consórcios cresceu 25,6%, alcançando um faturamento de R$ 317 bilhões, e a expectativa é de superação desse valor em 2024. No primeiro trimestre de 2024, o setor cresceu 12%, atingindo R$ 77 bilhões com mais de 10 milhões de participantes. A Embracon busca se consolidar entre as maiores independentes do setor, não vinculadas a instituições financeiras. A empresa investe em tecnologia, como inteligência artificial para atendimento ao consorciado, sem abrir mão da qualificação de seus consultores, exemplificada pela tecnologia EmbraAssist, a primeira inteligência artificial focada em consórcios e a implementação de inteligência artificial na Unidade de Resposta Audível (URA) da Central de Atendimento. E, ainda este ano, a Embracon lançou sua plataforma de e-commerce para venda de consórcios.

Sobre a Embracon

Há 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.