Brasil,

Setor elétrico enfrenta o desafio de harmonizar interesses conflitantes, diz advogada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

“Jabutis” no PL do marco legal da energia eólica em alto-mar devem encarecer conta de luz

Os “jabutis”, emendas parlamentares que não têm ligação direta com o texto principal de um projeto de lei, incluídos no PL que cria o marco legal da energia eólica em alto-mar devem encarecer a conta de luz do consumidor. Isso se deve aos subsídios criados, que incluem incentivos a fontes de energia não renovável (como o carvão mineral), programas sociais e descontos para determinados setores.

Roberta Aronne, advogada do núcleo de Energia do Simões Pires Advogados, afirma que este cenário “reflete a complexidade de equilibrar diferentes interesses dentro do setor elétrico, onde a necessidade de promover determinadas fontes, e apoiar determinados modelos de negócio, e segmentos vulneráveis da população deve ser ponderada contra o impacto financeiro direto sobre os consumidores”. “Além disso, o setor elétrico enfrenta o desafio de harmonizar interesses conflitantes entre diferentes atores, como empresas de geração e distribuição de energia, órgãos reguladores, consumidores e o governos estaduais, municipais e, obviamente, o Governo Federal”, diz.

Um dos pontos mais polêmicos dentre os "jabutis" incluídos no marco legal foi a prorrogação do tempo de operação das termelétricas a carvão no Sul do país. Muitas críticas foram feitas à medida, principalmente em meio à busca pela descarbonização e pela transição energética. “No entanto, até o momento, não tive conhecimento de sequer um estudo demonstrando qual o impacto econômico e social do desligamento destas usinas na região. Qual a redução de receita fiscal para o estado e municípios afetados? Qual o impacto social deste desligamento (desemprego, migração...)? E para estas e outras perguntas, qual o plano traçado para endereçar cada um destes aspectos caso o desligamento ocorresse em 2030 ou 2040?”, questiona Roberta.

De acordo com a advogada, o ponto acima demonstra apenas uma pequena parcela da complexidade que envolve cada medida em um setor em que o “cobertor é curto”. “Assim, a criação de um modelo tarifário equilibrado deveria ser a prioridade do regulador, mas só conseguiremos chegar lá com uma abordagem colaborativa e transparente, para que todos os interesses envolvidos sejam adequadamente considerados”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar