Brasil,

Beiersdorf integra Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloiza Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Beiersdorf integra Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial

O compromisso público foi firmado durante evento pelo dia da Negra Latino-Americana e Caribenha e ratifica o compromisso da marca com a diversidade

A Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin, passa a integrar a Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial. O movimento reúne mais de 60 das maiores empresas e instituições brasileiras comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo estrutural no Brasil por meio de uma série de ações estratégicas. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desocupação das pessoas negras é sistematicamente maior do que dos demais trabalhadores, pois, embora representem 56,1% da população em idade de trabalhar correspondem a mais da metade dos desocupados (65,1%).

Diante disso, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial baseia-se em pilares estruturais e ações propositivas, pautados em planejamento estratégico, gerenciamento e mensuração, além de ações de amplo impacto. O movimento visa promover a diversidade étnico-racial com objetivos e metas definidos e institucionalizados, para o desenvolvimento de um ambiente corporativo diverso e plural e a superação do racismo, discriminação e preconceito no mercado de trabalho.

Para Ana Bógus, presidente da Beiersdorf Brasil, ‘’integrar a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial reforça nosso compromisso com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Ao adotar metas específicas e focar na implementação de ações concretas para combater o racismo estrutural, enriquecemos a nossa cultura organizacional trazendo mais criatividade e eficiência para todas as áreas da empresa’’.

Vale ressaltar que 25% do quadro de pessoas colaboradoras da Beiersdorf é composto por negros e pardos, e há um compromisso de que o efetivo seja de 30% até o final de 2025. Além disso, de todas as contratações realizadas em 2024, um terço foram de pessoas negras, pois as vagas têm um olhar para diversidade, havendo uma intencionalidade da companhia nas posições que são abertas ao endereçar os seguintes recortes: gênero, raça, LGBT+ e PCDs.

Em um ambiente de trabalho colaborativo e com diversidade, equidade e inclusão, a companhia oferece oportunidades de aprendizado e crescimento profissional para todos. Essa jornada engloba também o lançamento recente do programa de estágio O Cuidado é a Nossa Potência, em que 50% das vagas foram destinadas a contratação de pessoas negras e que contou com cerca de 2 mil inscrições e ocupação de 23 vagas. ‘’Somos movidos pelo Cuidado em tudo o que fazemos e acreditamos que a diversidade molda um espaço ainda mais potente e inovador. Por isso celebramos as diferenças, promovendo um ambiente colaborativo e pautado no respeito mútuo’’, diz Juan Pablo Leymarie, diretor de RH da Beiersdorf Brasil.

Marco na Iniciativa e Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Foi realizado em 1922 em Santo Domingo, República Dominicana, o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Além de propor a união entre essas mulheres, o encontro também visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas ao redor de todo o mundo. Tamanha foi sua importância que, após a reunião, ainda em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em nível nacional, ficou estabelecida pela Lei 12.987/2014 a mesma data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reconhecendo os feitos da grande líder do Quilombo Quariterê.

Para marcar a entrada no movimento e celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Beiersdorf promoveu um evento destinado às pessoas colaboradoras para debater sobre assuntos relacionados à cultura e às tradições, promovendo reflexão sobre a diversidade étnico racial das pessoas negras na sociedade e no mercado de trabalho.

O evento, uma iniciativa do grupo de afinidade Abrace nossa Cor, coletivo formado por pessoas colaboradoras que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia, foi mediado por Ana Campos, analista de Marketing de Eucerin e contou com a presença de Gilma Vieira, coordenadora de projetos na Preta Hub, Viviane Elias, C-Level e board member especialista em governança corporativa, Juliana Junqueira, gerente sênior de marketing da categoria body de NIVEA e Tatiana Pio, coordenadora Administrativa da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial.

Como parte da agenda oficial, Ana Bógus, presidente da Biersdorf Brasil, e Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, assinaram o pacto de integração da companhia ao movimento e debateram sobre a importância do setor privado para a promoção de uma sociedade com mais oportunidades.

Os líderes enxergam o mercado de trabalho como ferramenta para o empoderamento das pessoas negras. Além disso, o acesso a oportunidades de trabalho equitativas possibilita a ascensão social e o combate a estereótipos.

Cuidado Além da Pele

Especialista em Cuidado há mais de 140 anos, a Beiersdorf tem em seu propósito Cuidado Além de Pele o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde 2021, a companhia já apoiamos projetos que fortalecem mulheres negras em empregabilidade, cidadania ativa e empreendedorismo e segue avaliando novas formas de fortalecer e ampliar esta jornada em uma agenda verdadeira e consistente.

- meninas negras e o letramento racial: Instituto Das Pretas e UNICEF;
- negros e a potência empreendedora: Instituto Das Pretas e Pretahub;

Entre 2021 e 2023, foram investido R$ 10 milhões em ações de transformação social impactando mais de 24 mil pessoas positivamente por meio de parceria com sete organizações e 12 projetos com foco em pessoas negras, idosos, pessoas LGBTQIA+ e meninas negras). Para 2024, a previsão de investimento na agenda é de R$ 3 milhões.

E para atender a comunidade negra com um produto desenvolvido especialmente para o cuidado de sua pele, NIVEA, principal marca do grupo, lançou Beleza Radiante, que também busca valorizar os sonhos de mulheres negras e suas jornadas. A marca identificou, após intensas pesquisas, as principais necessidades da pele negra, e desenvolveu uma linha com fórmulas exclusivas, que entrega benefícios específicos para destacar ainda mais a beleza e saúde da pele negra, um cuidado feito só para ela, em sua pluralidade e diversidade de tons.

Sobre a Beiersdorf AG

A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.

A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.

Informações adicionais no site da Beiersdorf.

Sobre a NIVEA

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar