Brasil,

5 mitos e verdades sobre o uso de IA em startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Assumpção
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Carlos Perobelli, CEO da Nexmuv, analisa mitos e verdades que envolvem a IA Carlos Perobelli, CEO da Nexmuv, analisa mitos e verdades que envolvem a IA

Maioria das startups brasileiras ainda não têm estratégias de curto e longo prazo para o uso da tecnologia

Segundo especialista, desconfiança e falta de investimento direcionado impedem desenvolvimento de IA em startups brasileiras

A inteligência artificial (IA) se tornou um dos tópicos mais discutidos no universo corporativo. Apesar da ferramenta otimizar processos criativos e operacionais, muitos executivos ainda não confiam na tecnologia e se sentem ameaçados pela chegada da IA. A desconfiança é válida: de acordo com pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), 40% dos empregos serão impactados diretamente pela tecnologia, e o número cresce para 60% quando consideramos apenas países desenvolvidos.

Enquanto organizações de grande porte já implementam a tecnologia de forma agressiva, startups e empresas pequenas encaram o investimento em IA com cautela. Pesquisa do Google for Startups revelou que 63% das startups brasileiras ainda não têm estratégias de curto e longo prazo para o desenvolvimento e uso da tecnologia. Apesar de usarem ferramentas de IA no dia a dia, 22% das entrevistadas afirmaram não saber como quantificar e mensurar os resultados do uso da tecnologia, e 25% das empresas não possuem orçamento específico para a área.

Carlos Perobelli, CEO da Nexmuv e especialista em startups, vê o uso da IA como necessidade. “A criação de núcleos especializados em IA é fundamental. A inteligência artificial tem um papel importante, permitindo criar soluções mais inteligentes e com muito mais agilidade”, diz. O empresário é idealizador do The Garage, primeiro venture studio do país, que desenvolve suas próprias startups. A empresa acaba de colocar no mercado sua terceira startup, a Gisa, que usa IA para alavancar vendas no e-commerce. A seguir, confira os principais mitos e verdades sobre o uso da IA por startups, segundo o especialista.

A IA vai substituir empregos dos humanos?

Verdade

Uma das maiores preocupações no mercado de trabalho é a substituição de empregados humanos por ferramentas de IA. Uma pesquisa do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) avalia que 23% dos empregos nos Estados Unidos serão substituídos pela tecnologia. O número só não é maior devido ao alto custo da implementação de IA em setores específicos. “Algumas funções serão substituídas sim, é inevitável. Outras não serão influenciadas - pelo menos não diretamente. A IA é uma ferramenta, e o ser humano que souber usar irá se destacar. Mas, do ponto de vista executivo, ainda existe a necessidade da decisão humana, mesmo com as IAs tecnologicamente avançadas”, diz Perobelli.

A tecnologia não é confiável

Mito

A desconfiança ainda é um problema entre os empresários. De acordo com pesquisa da empresa de software Salesforce, apenas 51% dos líderes mundiais confiam na IA para fazer suas funções. Quando os colaboradores de base foram perguntados, o número caiu para 41%. Apesar do pé atrás dentro do mundo corporativo, a tecnologia já pode ser considerada confiável. “Sistemas de IA passam por rigorosos processos de treinamento e validação, utilizando vastos conjuntos de dados para garantir precisão e consistência em suas operações”, destaca Perobelli.

Investir em IA é muito caro para startups pequenas

Verdade

No cenário de startups e pequenas empresas, o investimento em IA ainda é considerado como uma prática cara. A pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que, em 77% dos empregos analisados, a mão de obra humana ainda é mais barata do que investir na criação de IAs específicas. Apesar disso, os custos para a implementação das ferramentas estão diminuindo, e aos poucos a IA se torna uma alternativa lucrativa. “Investir em IA pode ser considerado caro para startups pequenas, mas há vários argumentos que podem mitigar essa percepção. Primeiramente, os custos de infraestrutura e desenvolvimento em IA têm diminuído com a disponibilidade de plataformas e ferramentas acessíveis, como interfaces de programação de aplicações (APIs) de IA, serviços de cloud computing e bibliotecas de código aberto. Além disso, a IA pode trazer um retorno substancial sobre o investimento ao criar novos produtos”, afirma Perobelli.

IA é apenas uma moda passageira

Mito

Por ser um assunto muito comentado, muitas pessoas acreditam que a IA é apenas uma moda passageira. Em 2022, com a chegada do Chat GPT, o mercado percebeu que a ferramenta veio para ficar em diversas áreas de nossa sociedade - e a tendência é que o uso da tecnologia apenas aumente. “A IA tem se integrado de forma profunda e estrutural em indústrias como saúde, finanças, transporte, e tecnologia, oferecendo melhorias significativas na eficiência e inovação - não tem como evitar”, conclui Perobelli.

A IA só é útil nas áreas de tecnologia

Mito

A IA vai muito além das aplicações puramente de T.I. e já está sendo usada em diversas áreas de negócios. Grandes empresas brasileiras como a construtora MRV já usam a ferramenta para a otimização de gestão interna e atendimento ao consumidor. A Oinc Filmes, produtora audiovisual brasileira, usa a ferramenta na área artística, produzindo filmes infantis. “Do ponto de vista executivo, a decisão humana jamais será substituída pela IA. Mas isso não quer dizer que a tecnologia não seja útil fora das áreas técnicas. A utilidade e agilidade da IA pode ser implementada em diversas indústrias e aplicações”, conclui Perobelli.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar