Brasil,

Mercado vive a exponencialização dos negócios por meio da digitalização das operações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Orleans A. Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Bruno Viscaino, CTO - Diretor de Tecnologia e Arquitetura da Ninecon Bruno Viscaino, CTO - Diretor de Tecnologia e Arquitetura da Ninecon

Por Bruno Viscaino Pinto, Diretor Técnico de Arquitetura da Ninecon

Cada vez mais as negociações comerciais ganham dinamismo, velocidade e segurança com o avanço da digitalização das operações. Desde que a transformação digital teve início, o mundo dos negócios passou, e ainda passa, por um crescente processo de mudança e adequação para atender as constantes mudanças de comportamento do mercado. A tecnologia passou a transformar fundamentalmente as operações comerciais em todo o mundo. Não apenas as grandes organizações, mas até mesmo os pequenos negócios já entenderam que não adianta tentar andar na contramão, mas sim se atualizar.

A digitalização levou as empresas a se tornarem mais competitivas dentro dos seus respectivos mercados de atuação, inovarem e enxergarem novas formas de atuação seguindo as mudanças comportamentais de consumo do seu público. Temos exemplos como Amazon.com, que começou como uma startup de venda de livros usados e se tornou uma das maiores plataformas digitais de comércio online do mundo.

Diversas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a vida das pessoas e alavancar o comércio, incluindo na gestão dos negócios. Utilização de técnicas avançadas de análise de dados (Analytics) e inteligência de negócios (Business Intelligence) integradas aos sistemas de ERP (Enterprise Resourcing Planning), já são discutidas a décadas, porém o investimento e esforço de adoção traziam consigo a incerteza, alongando a tomada de decisão e enfraquecendo o espírito inovador das companhias. (Vamos abordar isso logo a frente e desmistificar alguns mitos)

Porém, nos últimos cinco anos temos observado uma enxurrada de novas tecnologias surgindo a todo momento. Tecnologias essas que, pouco antes do seu aparecimento, seriam impensáveis para grande parte do mercado, uma vez que "alto investimento e esforço de adoção traziam consigo a incerteza do retorno".

Então o que mudou?

"Em um mundo onde a mudança é uma constante, a incerteza é uma oportunidade."

A grande mudança não está na tecnologia, mas em como ela destrava todo o potencial inovativo do ser humano.

Eric Ries, autor do método Lean Startup, enfatiza a importância da experimentação rápida e da validação de ideias no mercado. Embora envolva a possibilidade de erros, traz consigo o fator de descoberta e inovação, fator preponderante para quem busca se diferenciar e exponencializar resultados.

O custo da inovação

Ao longo da última década as companhias se adaptaram e aprimoraram o modelo de tecnologia em nuvem (cloud computing). Com isso, as empresas se abriram para a cultura da experimentação, passaram a extrair insights valiosos não apenas dos acertos mas também das tentativas frustradas.

Na atualidade, a tecnologia do momento é a Inteligência Artificial (IA). A cada minuto somos surpreendidos por novas features e lançamentos em IA.

“Alguém consegue imaginar que isso seria possível em um modelo tradicional onde a TI é um custo e não um produto das empresas?”

Muito dessa velocidade de inovação é que o modelo de nuvem empoderou não apenas as grandes corporações, mas também deu acesso e poder inovativo aos usuários, que conhecem na pele as necessidades do mercado. Afinal, o mercado são as pessoas.

O uso da IA amplia a experiência do cliente, aumentando sua satisfação, o índice de fidelização e as chances dele negociar novamente com a empresa. Muitos sistemas ERP incluem módulos de CRM que são potencializados pela digitalização. Isso apoia a gestão de leads, acompanhamento de vendas, suporte ao cliente e na criação de campanhas de marketing mais eficazes e direcionadas ao consumidor.

Outro ponto positivo são as operações de uma organização, processos antes executados por diversas pessoas e que podem ser automatizados e até serem descobertas novas formas de executá-los, aumentando a eficiência operacional do negócio.

Por que não Open Data?

O acesso a informações deve ser compartilhado com áreas da organização, gerando um fluxo permanente de dados. Isso permite a inovação e o entendimento do impacto de cada ação. O dinamismo é crucial para eliminar eventuais gargalos e desenvolver uma oferta de produtos mais aderentes às necessidades do seu público.

Um sistema de ERP integrado com tecnologias digitais permite consolidar dados de diferentes áreas da empresa em um único sistema. Isso facilita a análise e a gestão baseadas em informações atualizadas e precisas. É imprescindível automatizar processos, como geração de relatórios, processamento de pedidos, gestão de estoques e controle financeiro. O efeito colateral é a redução de erros, aumento na eficiência e realocação de recursos humanos para atividades estratégicas.

Toda essa nova tecnologia aliada a um sistema ERP de ponta, torna a gestão mais eficiente e permite a empresa a alcançar benefícios como redução de custos operacionais, tomadas de decisão mais assertivas baseadas em dados precisos e otimização do tempo de trabalho do seu time. Esse não será o futuro das organizações em todo o mundo, essa é uma realidade atual e latente.

Em resumo, a integração da tecnologia digital com um sistema de ERP não só moderniza as operações empresariais, mas também impulsiona a competitividade ao permitir uma gestão mais ágil, inteligente e estratégica dos recursos e informações da empresa.

Por onde começar?

Inovação a qualquer custo não é inovação, é exposição a risco. Portanto, questões como Mobilidade Contratual, Segurança (técnica e financeira), Observabilidade e FinOps são de extrema importância.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar