Brasil,

De Baby Boomers a Geração Z: as principais semelhanças e diferenças nos métodos de compra, segundo levantamento da Mosaico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel de Paula Vallilo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

- Baby Boomers, geração X, Millennials e GenZ se assemelham na preferência por pagamentos digitais para realizar suas compras - em cada uma delas, aproximadamente 50% das pessoas optam por essa modalidade

- A utilização do cashback é apontada como a principal diferença entre as gerações no momento da compra - o benefício é utilizado por apenas 21% dos Baby Boomers, e por cerca de 70% das demais gerações

Uma pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco PAN, dona do Buscapé e do Zoom e gestora do Shopping do PAN, apontou quais são as semelhanças e diferenças das gerações no momento da compra. Ao ouvir 1.494 participantes de diferentes regiões do país, entre os dias 25 e 26 de março, por meio da plataforma QuestionPro, o levantamento indica comportamentos dos consumidores Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 - 1980), Millennials (1981 - 1996) e geração Z (1997 - 2010), que podem auxiliar marcas em possíveis tendências de mercado.

O cashback, programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, é a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos Baby Boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício, o que mostra a relevância dessa atratividade para os consumidores mais jovens.

Outra diferença revelada é a comparação de preços em diferentes plataformas. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, está em declínio entre os consumidores mais jovens: Baby Boomers (68%), Geração X (47%), Millennials (42%) e Geração X (40%).

Por outro lado, o comportamento das gerações para as preferências de compra se assemelha em mais aspectos. Dentre eles, destaca-se o uso de pagamentos digitais para concluir as compras, que já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades.

O uso de aplicativos específicos ganha espaço na comparação com sites de varejo, e também revelam uma tendência de consumo que alerta o mercado. Enquanto 69% da Geração Z prefere comprar via apps, apenas 51% utilizam os sites para as compras. Para os Baby Boomers, esses números são de 53% e 47%, respectivamente, evidenciando uma preferência de ambas pelos aplicativos.

Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os Millennials (34%).

"A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. Dados, como o crescimento do uso do cashback pelos mais jovens, a opção por aplicativos específicos de compra, ou até mesmo o desuso dos cupons são alertas para um olhar mais estratégico do mercado. A partir dessas análises, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor", avalia Francisco Donato, Superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN.

Sobre o Buscapé

Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 600 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape.com.br.

Sobre a Mosaico

A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 600 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar