Endividamento empresarial: confira 10 pontos de atenção

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Cristina de Luca

De acordo com o Serasa Experian, os setores com maior número de inadimplência são o de serviços, comércio e indústria

Mais de 6 milhões de Micro e Pequenas Empresas no Brasil encerraram o mês de março como inadimplentes, de acordo com mapeamento do Serasa Experian. O levantamento indica que as dívidas dessas organizações somam R$ 134 bilhões, com o maior número de inadimplência nos setores de serviços (54,2% do total), comércio (37,8%) e indústria (7,7%).

A atify Capital, fintech especializada em serviços de financiamento e gestão de crédito, alerta sobre a importância de manter um controle estruturado, contínuo e consistente das movimentações financeiras da empresa para evitar descapitalização e, até mesmo, falência do negócio.

Confira 10 pontos de atenção no fluxo financeiro do seu negócio:

Aumento dos custos sem que se consiga elevar, também, o preço dos produtos e/ou serviços;

Contas bancárias frequentemente negativas, ainda que os valores negativados sejam baixos;

Falta de controle preciso dos movimentos e das previsões de entradas e saídas financeiras;

Aumento do desempenho da concorrência ou a chegada de novos concorrentes ao mercado;

Mudança do perfil de compra e das preferências dos consumidores habituais;

Queda no volume de vendas;

Aumento da insatisfação dos clientes e/ou do número de pedidos cancelados;

Queda de produtividade da equipe por fatores internos ou externos;

Atrasos recorrentes no pagamento de colaboradores e fornecedores; e

Estagnação do crescimento do negócio.

Em momentos financeiramente desafiadores, muitas empresas acabam aderindo ao empréstimo bancário para tentar equilibrar suas contas. Segundo a atify, é preciso tomar cuidado para que o problema não vire uma bola de neve, pois essa modalidade ainda possui altas taxas e elevados custos.

Para que as organizações não precisem recorrer a recursos de terceiros, a antecipação de recebíveis tem sido uma alternativa utilizada: a empresa recebe à vista o dinheiro de uma venda de produto e/ou serviço que foi feita com pagamento a prazo. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas.