Brasil,

Altas temperaturas no inverno impactam vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNC
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A longa espera pelo inverno deve causar retração de 4,1% este ano no varejo de vestuário, calçados e acessórios em relação a 2023. É o que aponta o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o impacto das altas temperaturas durante a estação em 2024. A entidade projeta um faturamento de R$ 14,06 bilhões entre os meses de maio e junho, o menor registrado para o período desde 2021.

"O calor fora de época deve prejudicar as vendas no setor, uma vez que, geralmente, o varejo da moda começa a se preparar para o inverno desde o mês de abril. A saída tem sido chamar aqueles consumidores que querem aproveitar os baixos preços com as promoções neste momento", comenta o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Cenário econômico é favorável, mas calor "atrapalha"

Segundo Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, sazonalmente, o comércio de vestuário tende a ter uma aceleração de vendas neste período. "Porém, as temperaturas acima da média para essa época do ano têm neutralizado a evolução ainda favorável das condições de consumo, ocasionada, por exemplo, pela alta empregabilidade e inflação estável e pelos juros em queda", afirma.

Já em relação ao consumidor, o economista destaca que o clima atípico também contribui para certa desconfiança. "As peças de inverno, costumam ter um custo e, consequentemente, um preço mais elevado. Assim, sem queda muito significativa das temperaturas, o consumidor acaba não materializando esse tipo de gasto como antes", explica Bentes.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos quatro recordes anuais de temperaturas ocorreram nos últimos quatro anos. Dessa forma, assim como o consumidor, os varejistas ficam também com receio de investir na estocagem desses itens.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar