Brasil,

Vale-transporte ou auxílio-mobilidade?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Luiza Costa de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Entenda as diferenças e vantagens entre o benefício tradicional e o modelo mais flexível

O vale-transporte é um benefício garantido ao trabalhador pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é direcionado exclusivamente ao pagamento de despesas de locomoção entre residência e local de trabalho. Esse direito conquistado pelo brasileiro ganhou novos formatos de concessão, mais modernos e flexíveis para quem deseja, por exemplo, utilizar veículo próprio ou de aplicativo nos deslocamentos.

Um levantamento da Pluxee, líder global em benefícios e engajamento para colaboradores, revelou que o vale-transporte é um dos benefícios mais presentes no mercado de trabalho, sendo recebido por 50% dos entrevistados.

Por ser considerado um dos mais relevantes, novos formatos surgiram, como o auxílio-mobilidade, para atender a perfis diversificados. Mais flexível, neste novo modelo, a empresa pode antecipar créditos, fazer reembolso ou até mesmo acrescentar o valor ao salário do colaborador. Guilherme Carl, diretor comercial da Pluxee, explica as diferenças e vantagens dos modelos nessa entrevista a seguir.

- Há diferença entre vale-transporte e auxílio-mobilidade?

Guilherme Carl: Existem algumas diferenças importantes a serem consideradas. O vale-transporte é um direito do trabalhador, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), direcionado exclusivamente para o deslocamento feito em meios de transporte públicos. O empregador tem como obrigação fornecer o benefício a todos os colaboradores que usam o transporte público para ir e voltar do trabalho.

Já o auxílio-mobilidade é um benefício mais flexível e possibilita a utilização para custear a locomoção feita em veículos particulares, carros de aplicativos e também em transporte público. Por exemplo, se o colaborador tem carro e prefere utilizá-lo no trajeto, a empresa pode fornecer a ele o auxílio para ajudar nas despesas com combustível. O mesmo vale para quem prefere usar carros de aplicativos, aproveitando o auxílio para custear parte do valor gasto.

Nesse formato, o uso é mais amplo, flexível e disruptivo, já que é o colaborador quem decide o que melhor atende às suas necessidades. Inclusive, pode substituir o vale-transporte, se o colaborador preferir, por meio de um acordo formal com a empresa empregadora. É uma alternativa muito utilizada pela praticidade e eficiência que proporciona.

Apesar da similaridade entre o vale-transporte e o auxílio-mobilidade, é importante ressaltar que alguns detalhes devem ser levados em consideração na escolha por uma ou outra opção. É imprescindível observar, por exemplo, as exigências estabelecidas pelas leis trabalhistas.

- O auxílio-mobilidade ainda é uma novidade para a maioria dos trabalhadores. Quais as vantagens desse modelo para profissionais e empregadores?

Guilherme Carl: A segurança está entre as principais vantagens desse tipo de benefício, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Por exemplo, se o cartão for perdido ou furtado, o próprio usuário pode pedir o cancelamento pelo aplicativo, portal de serviços ou atendimento ao cliente da marca de benefícios. O saldo então é transferido para outro cartão, sem prejuízo.

O controle de gastos é outra vantagem importante. Do lado das empresas, os RHs conseguem fazer a gestão dos gastos dos colaboradores de forma totalmente digital, por meio de plataformas de gestão do benefício. Conseguem acessar dados como saldo, extrato e movimentações, além de valores, datas e horários em que o vale foi utilizado. A dinâmica é simples: a empresa faz o crédito no benefício e em instantes o saldo está disponível para uso. O processo é mais eficiente e ainda pode ser planejado. Já o usuário consegue acessar saldo e extratos e planejar melhor os gastos.

Ainda assim, ressalto que a maior vantagem é proporcionar mais liberdade ao profissional, que pode optar pelo modelo mais econômico, mais confortável ou até o que melhore o tempo direcionado a família, amigos ou aproveitado com lazer. Não estamos falando apenas de economia financeira, mas de qualidade de vida. O auxílio mobilidade evita desgastes eventuais para chegar ao trabalho, como transporte público cheio ou horas perdidas no trânsito, dependendo do perfil do usuário. O simples fato de começar o dia com disposição e tranquilidade interfere na produtividade do profissional.

Aliás, investir no bem-estar do colaborador é uma forma de impulsionar os resultados da equipe. Sabemos que um dos maiores desafios para as empresas é atrair e reter talentos. Hoje, os profissionais valorizam mais as oportunidades que incluem esses e outros tipos de benefícios. Um levantamento realizado pela Pluxee indicou que 76% das pessoas sentem que sua performance no trabalho é afetada quando não cuidam de sua saúde física ou mental. Porém, 41% das empresas em que trabalham não oferecem nenhum benefício voltado à preservação e manutenção da saúde física (como auxílio médico, auxílio odontológico, apoio psicológico, nutricional, entre outros). Percebemos, com esse levantamento, que ainda há muito para evoluir.

-Qualquer empresa pode oferecer o vale-transporte ou o auxílio-mobilidade?

Guilherme Carl: Qualquer empresa, independentemente do porte ou ramo de atuação, pode oferecer ambos. O vale-transporte segue uma legislação específica, que deve ser cumprida à risca. Já no auxílio-mobilidade, a flexibilidade permite ao empregador e colaborador definirem tanto o formato de pagamento quanto sua periodicidade.

Vale ressaltar que a satisfação do profissional está diretamente ligada ao sucesso do negócio e na sua reputação como marca empregadora. Isso foi demonstrado no levantamento da Pluxee: 54% dos entrevistados consideram os benefícios uma forma de valorização profissional. Os benefícios estão entre os itens que mais geram essa satisfação e, por isso, é cada vez mais determinante oferecer recursos e apoio para que o colaborador perceba seu valor dentro da organização.

Guilherme Carl é Diretor Comercial Middle na Sodexo Benefícios e Incentivo no Brasil. O executivo tem 15 anos de experiência em área Comercial de Instituições Financeiras de grande porte, com resultados destacados nos segmentos Pessoa Física, Alta Renda, PMEs e Corporate. Antes da Sodexo, atuou 15 anos no Grupo Santander, com passagem pelas operações do Brasil, Argentina e Reino Unido. Carl é formado em Administração de Empresas pela ESPM, tem MBA em Finanças pelo IBMEC, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA (in-company) pela ESADE Espanha em Banking.

Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar