Brasil,

Seguro para Apicultores: a nova aposta do mercado em Portugal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Notícias do Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As abelhas — sim, as abelhas — são o novo público-alvo do mercado segurador de Portugal

A ideia não é apenas cobrir os danos causados a terceiros pelos ataques de colmeias, mas também proteger contra doenças e os prejuízos que os apicultores podem enfrentar devido a riscos climáticos

Eventos como queda de raio, tempestades, chuvas intensas e incêndios estão entre os riscos cobertos, garantindo a produção de mel mesmo em situações adversas

Novo seguro para apicultores

O novo produto, que amplia a gama de seguros agrícolas em Portugal, foi apresentado pela Safe-Crop, uma agência de mediação independente, em parceria com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e com a aceitação da seguradora Caravela. A Safe-Crop atua como uma agência de subscrição de riscos agrícolas e contrata proteção em diversas seguradoras nacionais e internacionais, identificando lacunas na proteção dos produtores.

Coberturas oferecidas pelo Seguro para Apicultores

O seguro para apicultores engloba o ramo de Responsabilidade Civil, cobrindo lesões corporais e danos materiais, mas inova ao incluir garantias para riscos meteorológicos.

“A proteção contra riscos meteorológicos é uma inovação, cobrindo as colmeias em casos de incêndio, queda de raio, tempestades, chuvas intensas, onda de calor e queda de neve”, diz Charters de Azevedo, CEO da agência Safe-Crop

Seguro para Apicultores: expansão e rede de distribuição

A oferta do seguro segue o exemplo de produtos similares em países como Espanha, Turquia e Reino Unido. “No Reino Unido, essa cobertura já existe e acreditamos que pode ser interessante para os nossos produtores”, afirma Charters de Azevedo. O sucesso do novo seguro dependerá da construção de uma rede de distribuição eficaz. “Continuamos à procura de mediadores e corretores em todo o país para oferecer o novo produto”, informa o CEO.

Seguro para Apicultores gera o emprego verde

A União Europeia classifica a produção de mel como uma atividade que gera emprego verde, explorando economicamente recursos silvestres, preservando-os e assegurando sua renovação. Em 2022, a produção de mel em Portugal foi de aproximadamente 11.465 toneladas, com cerca de 20% exportadas. O país possui 11.471 explorações apícolas e um efetivo de 667.685 colmeias registradas, gerando uma renda de mais de 15 milhões de euros. O consumo nacional de mel per capita é de 0,7kg/ano.

Potencial do Seguro para Apicultores

Portugal é o quinto maior importador de mel da União Europeia, tendo importado 7.100 toneladas em 2021, representando 4% das importações da UE. O país tem cerca de 11,5 mil produtores, dos quais apenas uma pequena parte possui mais de 150 colmeias. Segundo a Safe-Crop, o seguro pode estabilizar a produção e aumentar o número de colmeias mantidas pelos produtores. “Se todos os produtores tivessem seguro e toda a produção estivesse coberta, o capital em risco seria em torno de 50 milhões de euros”, estima Charters de Azevedo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar