Brasil,

A superexposição nas redes sociais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Inês Dell'Erba
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Superexposição nas redes sociais - Foto Gpointstudio - Freepik Superexposição nas redes sociais - Foto Gpointstudio - Freepik

A superexposição nas redes sociais se tornou uma característica da sociedade contemporânea, que necessita estar conectada todo o tempo. Mas suas consequências podem nem sempre ser positivas.

O principal problema atualmente é ter a conexão estabelecida de forma disfuncional, principalmente com as redes sociais. Para que isso não aconteça é preciso avaliar o quanto o uso das plataformas digitais atrapalha o funcionamento normal da vida de uma pessoa. Isto é, se atrapalha o desenvolvimento dos relacionamentos presenciais, a vida profissional, o sono e alimentação. Esse prejuízo e esses limites precisam ser sempre observados em qualquer faixa etária.

Outro ponto a ser avaliado é a questão da frustração com sua própria realidade de vida, se a pessoa começa a comparar com a vida do outro. A frustração acentuada poderá estar sempre presente já que a maioria das pessoas só posta coisas boas, como bons momentos e viagens incríveis. Vemos também aqueles que expõem suas feridas e suas vidas pessoais de uma forma muito inadequada, se expondo demais e correndo riscos de serem manipulados. No entanto, a maioria quer postar o ‘sucesso’, o que torna a possibilidade de frustração com a vida real muito grande.

Uma preocupação com a geração que já cresceu com acesso à tecnologia é que os adolescentes e os adultos jovens acham que o ‘real’ é o de enriquecimento fácil. Eles têm dificuldade de entender que crescimento pessoal e profissional são processos que levam um tempo para acontecer e amadurecer, pelo ganho da experiência de vida. Muitos deles, quando começam a estagiar e/ou trabalhar desistem alegando que ganham pouco e que não vale investir. O objetivo hoje é ganhar dinheiro num piscar de olhos, como os influencers.

Muitos profissionais hoje querem ‘aparecer’ sem a bagagem e experiências necessárias, e inventam nomes e procuram termos em inglês para se destacarem, falam sempre da mesma coisa, como se nunca ninguém tivesse falado sobre determinado tema, mas sem aprofundamento. Isso tudo para tentar ganhar likes, curtidas e seguidores. Querem se tornar especialistas do dia para a noite sem o estudo adequado.

A superexposição das crianças nas mídias – conhecida como oversharenting - é outro ponto importante. Ela é prejudicial e introduz os pequenos muito cedo nesse mundo de fantasia virtual, onde eles passam a querer likes, fazer vídeos e acabam se tornando mini influencers, super estimulando o apego à imagem, sem que tenham capacidade emocional e cognitiva para lidar com as frustrações e críticas inerentes à vida.

A exposição dos filhos pelos pais é ainda mais complicada quando envolve litígio entre os pais separados. Muitas vezes os filhos possuem sua vida íntima exposta. Por outro lado, filhos com pais que se expõem demais nas redes sociais também podem enfrentar problemas como sofrer bullying na escola.

O importante é estabelecer limites no uso das redes sociais, visando à proteção do desenvolvimento de áreas importantes da vida e das potencialidades, principalmente para pais, pela proteção necessária aos filhos frente à vulnerabilidade própria da idade, especialmente em relação à exposição de crianças a fim de garantir a privacidade dos infantes. Essa é uma preocupação importante tanto para os pais quanto para os filhos.

Andreia Calçada é psicóloga clínica e jurídica. Perita do TJ/RJ em varas de família e assistente técnica judicial em varas de família e criminais em todo o Brasil e Mestre em sistemas de resolução de conflitos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar