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Seis passos para transformar dados em comunicação assertiva

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Rafael Fonseca é co-fundador da Adhow - Créditos da imagem: Rodrigo Furtado Gomes Rafael Fonseca é co-fundador da Adhow - Créditos da imagem: Rodrigo Furtado Gomes

A transformação dos dados em comunicação assertiva é um processo que combina a análise de dados com a criatividade e a tecnologia para produzir mensagens eficazes e impactantes. Esse procedimento tem algumas etapas e requer cuidados específicos em cada uma delas para que a comunicação seja criativa e de impacto.

Sendo importante lembrar que nenhuma fase é mais importante do que a outra, pois todas estão intrinsecamente ligadas e dependentes. O co-fundador da Adhow, empresa especializada em soluções para maximizar o impacto das campanhas publicitárias, Rafael Fonseca indica seis passos para transformar dados em comunicação assertiva. Confira!

1. Coleta de Dados

A primeira etapa, que é a coleta de dados relevantes, infere sobre as informações demográficas, comportamentais, históricos de compras, interações em redes sociais e muito mais. Por exemplo, ferramentas de Big Data e análise de dados são frequentemente usadas para agregar e organizar essas informações.

2. Análise de Dados

Contudo, a primeira etapa não tem avanço sem uma análise de dados estratégica, pois é preciso identificar padrões, tendências e insights neste amplo universo de informações relativas. Técnicas de machine learning e inteligência artificial geralmente são aplicadas para prever comportamentos futuros e segmentar o público de forma mais precisa. Mas, é imprescindível, o olhar atento às questões culturais e de interpretações humanas condizentes com a realidade que pode ser oscilante.

3. Interpretação Criativa

É nesse momento que a criatividade entra em cena. Com os insights em mãos, é possível desenvolver mensagens e conteúdos que ressoem com o público-alvo. Isso envolve não apenas o que é comunicado, mas como é comunicado – o tom, o estilo, o meio e o timing são todos cruciais. Aqui cabe a ousadia e a conexão com a esfera audiovisual, isso é acompanhar o que está acontecendo no mundo e as suas intercomunicações que podem favorecer a criatividade.

4. Personalização

Essa fase seria o famoso “pulo do gato”, ou seja, o momento em que haverá uma conexão maior com quem se comunica para que ocorra a experiência positiva e de relevância. Logo, a personalização é essencial para a comunicação inteligente. Com base nos dados analisados, as mensagens podem ser adaptadas para diferentes segmentos do público, garantindo que cada grupo receba conteúdo relevante e atrativo.

5. Automação e Distribuição

Ferramentas de automação de marketing permitem que as mensagens sejam distribuídas de forma eficiente e no momento certo. Isso pode incluir campanhas de email marketing, posts em redes sociais, anúncios direcionados e outros canais digitais. Então, o que se pode constatar é que, nesta etapa, há o uso das tecnologias de forma eficiente e eficaz para o alcance dos objetivos delimitados.

6. Monitoramento e Ajuste

E por fim, mas não menos relevante, o monitoramento e os ajustes para a certificação do plano estratégico. Pois, após a distribuição, é vital monitorar o desempenho das comunicações. Isso envolve a análise de métricas como taxas de abertura, cliques, conversões e engajamento. Com esses dados, é possível ajustar e otimizar continuamente as campanhas para melhorar os resultados.

Para se ter uma ideia, temos como exemplos de aplicação o marketing digital. As empresas utilizam dados de navegação e compras online para criar campanhas de marketing direcionadas, aumentando a relevância e a eficácia das mensagens. Então, para a comunicação corporativa, empresas podem usar dados de funcionários para personalizar comunicações internas, melhorando o engajamento e a satisfação no ambiente de trabalho. Isso denota bem como funciona o atendimento ao cliente, uma vez que os sistemas de IA podem analisar interações anteriores para fornecer respostas mais precisas e personalizadas aos clientes. Assim, os benefícios têm relevância com as mensagens personalizadas que aumentam a probabilidade de engajamento.

Ficando clara a eficiência com a automação, pois economiza tempo e recursos, além de promover a precisão com a análise de dados, melhorando a segmentação e a personalização. Isso pode ser chamado de inovação, pois combina dados com criatividade e leva às soluções inteligentes, ou melhor, assertivas. Dessa maneira, como se vê a transformação criativa dos dados em comunicação inteligente é um processo dinâmico e contínuo que exige uma combinação de habilidades analíticas, tecnológicas e criativas para alcançar o sucesso.

Sobre Rafael Fonseca - CEO da Adhow

Rafael Fonseca é co-fundador da Adhow, uma startup especializada em soluções para maximizar o impacto das campanhas publicitárias, ele já teve passagem no mercado de OOH pela Eletromidia e tem experiência em mídia OFF. Para saber mais sobre a empresa, clique aqui.


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