Brasil,

Tokenização e Blockchain são tendências para além da IA

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grazieli Binkowski
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O aumento exponencial do investimento em tecnologias da informação (TI) pelos bancos nos últimos anos responde ao cenário de complexidade no que diz respeito à adoção de soluções digitais. A fim de acompanhar tal movimento, a Maitha Tech, consultoria especializada que atua na área desde 2019, produziu um relatório voltado à cena futura, a fim de antever os focos de investimentos em TI de instituições atuantes no setor financeiro.

O orçamento direcionado à tecnologia (gastos e investimentos) dos bancos cresceu 8% ao ano nos últimos 23 anos. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra, no entanto, que esse ritmo está aumentando exponencialmente mais recentemente. Em 2022, foi de 18% atingindo
R$ 35 bilhões. Entre 2023 e 2024, a previsão é que cresça mais de 20%, quando gastos e investimentos no segmento tendem a chegar a R$ 54 bilhões.

Partindo de um estudo, com base em informações de mercado, uma equipe de inteligência de mercado da Maitha mapeou algumas tendências que já estão impactando e outras que vão impactar o setor financeiro profundamente:

Ativos digitais
Blockchain
Computação Quântica
Defi
ESG
Experiência
Inteligência Artificial
Interoperabilidade
Meios de Pagamentos
Open Finance
Roboadvisor
Segurança

Marcos Baião, COO da Maitha, destaca a versatilidade de aplicações como tokenização e o impacto impactos econômicos e sociais do uso do blockchain para justificar a proeminência dessas soluções, enquanto a atenção global tem estado nas disrupções proporcionadas pelas Inteligências Artificiais.

“A tokenização refere-se à conversão de ativos físicos ou digitais em tokens, ou seja, o registro de valor ou direito contratual digital de um determinado ativo que podem ser negociados em uma rede de blockchain. Isso oferece várias vantagens, como maior liquidez, fracionamento de ativos, segurança e eficiência nas transações”, explica Baião. A tokenização pode ser aplicada para diversos tipos de ativos, como registros de veículo e imóveis, investimentos – hoje os testes ainda são focados em renda fixa – até novos meios de pagamentos via interoperabilidade de redes.

O potencial de crescimento dos ativos digitais foi o tema principal de uma pesquisa patrocinada pelo Fórum Econômico Mundial, pela Deloitte e pela McKinsey, segundo a qual o mercado global de tokenização em blockchain deve atingir 24 trilhões de dólares em 2027. Outro dado importante é de que cerca de 10% do PIB global será armazenado em blockchain até 2027.

Análises realizadas a partir de dados de consultorias globais como KPMG e PWC relevam que os potenciais impactos econômicos e sociais do uso do blockchain podem acrescentar até 1,7 trilhões de dólares ao PIB mundial até 2030. Pouco mais de 25% desse montante, ou 433 bilhões, seria vinculado a meios de pagamentos e instrumentos financeiros. Além disso, gerariam 40 milhões de empregos. E os benefícios gerados pelo blockchain vão desde 95% menos erros, 75% da redução do uso de recursos, 45% em maior eficiência operacional.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar