Conheça quais são os benefícios do atendimento automatizado no segmento de saúde
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Executiva da Robbu explica as possibilidades de uso das inovações disponíveis no mercado
Já há alguns anos acompanhamos que a população brasileira está envelhecendo. Os números mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, apontam que em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% dos brasileiros.
Esse cenário exige que algumas modificações sejam feitas na sociedade, como diversificação de lazer, adaptações de mobilidade urbana e aumento do acesso à saúde. Em relação ao último tópico, a tecnologia já oferece diversas oportunidades para tornar a saúde cada vez mais personalizada e próxima do paciente.
É o caso do atendimento automatizado personalizável que pode ser utilizado em diversas possibilidades como agendamento e remarcação de consultas e exames, entrega de resultados de exames; indicação de convênios atendidos e unidades de atendimento disponíveis; orçamentos; informações sobre plano de saúde e redes credenciadas; entre outros, podendo sempre integrar o CRM da clínica ou hospital.
“Os serviços de atendimento na área de saúde são cada dia mais solicitados. O atendimento automatizado nesse setor oferece diversos benefícios tanto para as empresas e instituições de saúde quanto para os pacientes, como melhoria da eficiência operacional, redução de custos, aumento da satisfação do paciente e melhor gestão de recursos humanos”, explica Cristiane Reis, Chief Bussiness Officer da Robbu, empresa líder em soluções de atendimento omnichannel e inovação digital.
A humanização da linguagem de máquina pode ter um impacto significativo e positivo no relacionamento entre clientes e empresas no setor de saúde. Abaixo, a executiva elenca os principais ganhos. Conheça:
- Aumento da confiança e empatia: uma linguagem mais humanizada pode transmitir empatia e compreensão, ajudando os pacientes a se sentirem ouvidos e valorizados.
- Construção de relacionamento: a comunicação menos robótica pode ajudar a construir um relacionamento mais forte entre pacientes e a instituição de saúde, o que resulta em mais confiança e fidelidade.
- Melhoria na compreensão e adesão ao tratamento: mensagens mais humanizadas são, geralmente, mais claras e fáceis de entender, o que melhora a compreensão dos pacientes sobre suas condições de saúde e tratamentos.
- Satisfação do paciente: uma comunicação mais amigável pode melhorar significativamente a experiência do paciente, aumentando a satisfação com os serviços prestados.
- Redução de escalamento: com uma comunicação mais clara e compreensiva, muitas questões podem ser resolvidas sem a necessidade de escalar para um atendimento humano, economizando tempo e recursos.
- Feedback construtivo: pacientes são mais propensos a fornecer feedback construtivo se sentirem que estão se comunicando com um sistema que realmente se importa com suas preocupações.
- Reputação da empresa: a adoção de uma abordagem mais humanizada pode melhorar a reputação da empresa no mercado, destacando-a como uma organização que realmente se importa com o bem-estar de seus pacientes.
- Prevenção de problemas e proatividade: chatbots humanizados podem fornecer informações proativas, ajudando a prevenir problemas de saúde antes que eles ocorram. Além disso, podem fornecer um suporte contínuo com mensagens de acompanhamento e lembretes personalizados, mantendo os pacientes engajados mesmo fora do consultório.
“Na Robbu, por exemplo, nossa plataforma integra o WhatsApp Business API e outros canais de comunicação, unificando toda a experiência do cliente e simplificando a gestão dessas interações”, comenta Cristiane.
Tendências em atendimento automatizado na saúde
As principais tendências em atendimento automatizado na área de saúde refletem avanços tecnológicos e a crescente demanda por eficiência, personalização e uma melhor experiência para o paciente. Confira três exemplos desse movimento para os próximos anos:
1. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para diagnóstico e triagem
Assistentes virtuais podem utilizar IA para realizar triagens de sintomas. A partir da coleta de informações sobre o paciente, analisam os dados usando algoritmos de ML e fornecem recomendações iniciais, como cuidados em casa ou a necessidade de consultar um profissional de saúde. Eles não substituem os médicos, mas ajudam a filtrar e priorizar os casos, otimizando o tempo dos profissionais de saúde.
2. Telemedicina avançada e consultas virtuais automatizadas
A telemedicina, desde a pandemia de COVID-19, continua a evoluir, incorporando mais funcionalidades automatizadas para melhorar o acesso e a eficiência dos cuidados de saúde. Algumas plataformas já oferecem consultas médicas automatizadas onde os pacientes interagem inicialmente com um chatbot que coleta informações sobre sintomas e histórico médico. Esse pré-atendimento automatizado prepara os dados que serão analisados por um médico humano, agilizando a consulta. Após a consulta, chatbots continuam a fornecer suporte, como lembretes de medicação e follow-ups, melhorando a continuidade do cuidado.
3. Segurança e privacidade de dados
Com o aumento do uso de tecnologias automatizadas, há um foco crescente em garantir a segurança e privacidade dos dados dos pacientes por meio de criptografia avançada e conformidade regulatória rigorosa.
Sobre a Robbu
A Robbu é líder em soluções de comunicação de negócios, oferecendo uma plataforma omnichannel altamente personalizável que se integra perfeitamente aos serviços, sistemas e APIs de cada parceiro. É especializada em ajudar empresas a otimizar seu contato com os clientes e é ativa na construção de chatbots personalizados.
Nesse sentido, a Robbu tem uma vasta lista de clientes, incluindo grandes empresas em diferentes segmentos como Banco BV, Yamaha, Vibra Energia e EMS Farmacêutica, bem como parcerias estratégicas com o Poder Público, incluindo projetos com a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Saúde. Desde sua fundação em 2016, a Robbu tem mantido muitos de seus clientes em diferentes segmentos e países como parceiros de longa data.
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