Dia Mundial do Meio Ambiente: MAPFRE reduz pegada de carbono global em 25%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Oossawa

pixabay pixabay

Apenas na operação do Brasil, redução foi de 40%, o que corresponde a cinco vezes mais do que a meta estabelecida para 2023

Criado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos em relação aos problemas ambientais, o Dia Mundial do Meio Ambiente completa hoje, 5 de junho, 52 anos desde o seu estabelecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para celebrar a data, a MAPFRE, empresa global do mercado segurador e financeiro, anuncia que reduziu a sua pegada de carbono global em 25% no ano de 2023, considerando todos os países em que a companhia está presente.
‍ ​‍‌‌
A redução - na comparação com 2019 (ano base) - representa 17,5 pontos percentuais acima da meta estabelecida para o período (7,5%). A marca atingida se deve ao esforço da companhia em continuar avançando em direção à descarbonização da economia, com medidas para diminuir a pegada de carbono de suas emissões diretas e indiretas.

Já no Brasil, em 2023, a redução da pegada de carbono superou em cinco vezes a meta estabelecida. No ano de 2019, foram emitidas pouco mais de 11 mil toneladas de gás carbônico, contra 6,6 mil em 2023, o que representa uma redução de quase 40%. O resultado supera, além da meta de 7,32% estipulada para o ano, o objetivo do triênio 2022-2024, que é de 16,62%.

Ações efetivas impulsionaram resultado no Brasil

Muitos projetos contribuíram para o alcance dos resultados no país. O compromisso com a eficiência energética, por exemplo, é elemento-chave na estratégia de descarbonização da seguradora. A implantação de modelos híbridos de trabalho, redução do uso de espaços e a adoção de um sistema de gestão de energia eficiente são outras ações que contribuíram para a redução do consumo de energia em quase 981 kWh (kilowatt-hora), uma queda de 23% em relação ao consumo de 2022.

Iniciado em 2023, o processo de renovação da frota executiva para versões ECO mais eficientes, como os veículos híbridos, que apresentam menor consumo de combustível fóssil para deslocamento, contribuiu com a diminuição da emissão de carbono pela companhia. Outra iniciativa fundamental foi a mudança do modelo de jornada híbrida. No Brasil, a implantação deste modelo de trabalho (três dias nos escritórios e dois dias de maneira remota) continua sendo um importante elemento para a redução das emissões indiretas da companhia.

“Mais do que os números, a sustentabilidade é um pilar fundamental da estratégia da companhia. Acreditamos que o sucesso do nosso negócio está conectado à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento social. Seguimos buscando maneiras de reduzir nosso impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis em todas as nossas operações. Os resultados alcançados até agora demonstram nosso compromisso com os valores ASG e nos motivam a continuar avançando nesse caminho”, destaca Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.