Brasil,

Artigo Entidade Laço Amarelo: Não existe nível seguro para consumo de bebida alcoólica antes de dirigir

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Entidade Laço Amarelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Mesmo com o Brasil tendo uma das legislações mais rigorosas do mundo, não permitindo nenhum nível de álcool no sangue, o país tem uma média de 1,2 morte por hora devido à ocorrências causadas por álcool e direção. Os dados foram divulgados pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), com informações do Ministério da Saúde.

Ao todo, em 2021, último ano contabilizado no levantamento, 10.887 pessoas perderam a vida devido à mistura de álcool e direção. O número vem diminuindo no Brasil - 32% na comparação com 2010, por exemplo - no entanto, as hospitalizações causadas por álcool e direção cresceram 34% no país no mesmo período, chegando a 75.983 apenas em 2021.

De acordo com o levantamento do CISA, esse cenário de internações foi influenciado por sinistros com motociclistas e ciclistas e pode ter relação direta com o aumento da frota desses tipos de veículos e novas formas de deslocamento no país.

O público masculino e jovem, de 18 a 34 anos, ainda é o mais afetado. Cerca de 89% dos óbitos e 85% das internações acontecem com homens nesta faixa-etária. Estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), indicam que no Brasil, o álcool é responsável por cerca de 37% dos sinistros entre homens e 23% entre mulheres.

Além do levantamento do CISA, o Ministério da Saúde, divulgou em setembro do ano passado uma edição do Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que também traz informações preocupantes.

Segundo o relatório, que existe desde 2006, o consumo abusivo de álcool pela população brasileira teve um aumento de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023, e a porcentagem de pessoas que relataram beber e dirigir foi de 5,4% para 5,9%, no mesmo período.

Vale destacar que não existe nível seguro de consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Em pequenas quantidades, o álcool é capaz de influenciar nos reflexos e atenção do condutor, na percepção de velocidade, no tempo de reação, pode gerar sonolência e reduzir a visão periférica, além de outros aspectos.

Lei Seca

A Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, é de 19 de junho de 2008 e passou por algumas alterações durante os anos. Atualmente, o Brasil possui uma das legislações mais rigorosas do mundo, não permitindo qualquer nível de álcool no sangue, sendo considerado crime o ato de dirigir alcoolizado ou sob o efeito de substâncias psicoativas, com punições que vão desde multa à prisão, em casos de sinistros que resultem em homicídio culposo ou lesão corporal.

Responsabilidade compartilhada

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. Fique sempre atenta(o) ao seu entorno quando transitar pelas vias e proteja principalmente os mais vulneráveis, principalmente, os pedestres, ciclistas e motociclistas.

Paz no trânsito começa por você.

Laço amarelo, um programa de responsabilidade social que salva vidas no trânsito!

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar