Brasil,

Seguro para celular promete ter crescimento de 30% em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Manuella Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou que os registros de furto e roubo de celular totalizaram mais de 999,2 mil ocorrências em 2022, o que representa uma média de 2,7 mil aparelhos por dia, segundo o Valor Econômico. O índice, em conjunto com a importância dos aparelhos, reforça a necessidade da contratação de seguros para acidentes e roubos.

Segundo dados da Kakau Seguros, houve um crescimento de 24% no número de apólices de seguro para celulares em 2023, quando comparado com o ano anterior. Para 2024, a expectativa é um aumento de 30%. A Federação Nacional de Seguros Gerais apontou que existem, aproximadamente, 10 milhões de celulares segurados no país, cerca de 4% do número total de aparelhos. Ainda que a porcentagem seja baixa, o Mercado movimenta R$ 2,5 bilhões por ano.

Atualmente, várias empresas oferecem algum tipo de seguro para celular, como bancos, operadoras de comunicação e seguradoras especializadas que fazem parceria com outras companhias, como a Zurich e Vivo e Claro e Liberty Seguros S.A.

Para contratar um seguro, o cliente deve, primeiramente, verificar se o aparelho atende a requisitos como modelo e tempo de uso. Após esses fatores, o cliente deve se atentar ao tipo de plano, com determinadas coberturas, seja para cobrir acidentes, defeitos, furto ou roubo. Além disso, outras informações também devem ser consideradas: preço, tempo de carência e porcentagem da franquia. Cada empresa vai oferecer planos que vão se adequar melhor para cada necessidade.

Cada empresa conta com um processo de acionamento do seguro diferente, mas seguem a mesma linha, ainda de acordo com informações veiculadas pelo Valor Econômico. Em caso de roubo, o cliente deve fazer um boletim de ocorrência e, quando o aparelho for danificado, uma análise técnica deverá ser feita. Após essas etapas, o segurador poderá receber um celular do mesmo modelo ou similar de volta, receber uma indenização ou ter somente o celular consertado.

As instituições financeiras oferecem opções específicas para a proteção bancária. Esse tipo de produto pode cobrir casos de transações indevidas realizadas por terceiros, em situações como perda, furto, roubo do dispositivo móvel ou coerção. De acordo com a Bradesco Seguros, o segmento apresentou crescimento de 144% em prêmios em 2023, quando comparado com o ano anterior.

O Nubank também possui o site “Me Roubaram”, exclusivo para clientes. A ferramenta permite bloquear de forma rápida e segura o celular bem como os cartões em caso de roubo. Vale lembrar que os bancos têm funcionalidades que permitem que o cliente ajuste os limites transacionais no celular para valores de conveniência.

Uma outra forma das pessoas se protegerem em caso de roubo ou furto de celular é a ferramenta “Celular Seguro”, lançada em dezembro de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A partir desta ferramenta, o cidadão brasileiro pode acionar os bancos e a operadora telefônica para bloquear acesso remoto às contas e o sinal do aparelho.

O usuário pode cadastrar, de forma prévia, o número de celular e de pessoas de confiança, para que se tenha maior agilidade em comunicações no caso de alguma ocorrência com o aparelho celular.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar