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Especialista comenta sobre as tendências de empreendedorismo em 2024

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Especialista comenta sobre as tendências de empreendedorismo em 2024

O Sebrae divulgou os negócios que serão tendências este ano, e saber dessas informações pode ajudar empreendedores a se planejar estrategicamente, inovar e ter sucesso com o próprio negócio

O Sebrae divulgou as tendências de empreendedorismo para 2024, e conhecer essas tendências é fundamental para qualquer empreendedor que deseja estar à frente no mercado, adaptando-se às mudanças e aproveitando novas oportunidades. Inclusive, as tendências atuais vão além do simples modismo. Elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios.

O empreendedor Henrique Mol, presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, um dos maiores grupos de franchising do Brasil, detentora de seis redes de franquias e mais de 1 mil franqueados, lista algumas dessas tendências e comenta o que pode ser oportunidade para quem está em busca do próprio negócio ainda para este ano.

As melhores áreas para empreender

Escolher um negócio para abrir o próprio negócio não é fácil, requer muita pesquisa de campo. E para conhecer os negócios que estão bombando este ano, o Sebrae deu um empurrãozinho e apontou o que será tendência. Conheça mais sobre eles, tendo uma análise aprofundada feita pelo especialista Henrique Mol:

A primeira tendência para este ano, segundo o Sebrae, é abrir uma loja virtual de itens personalizados. A demanda por esses itens vem aumentando a cada ano, pode ser desde camisetas, canecas, joias com nomes ou frases personalizadas e até mesmo obras de arte. Vender e anunciar pela internet possibilita um custo mais baixo e flexibilidade para operar dentro de casa. Para isso é apenas necessário uma boa ideia e organização para fazer sua marca desenvolver, já que os personalizados costumam ser mais atraentes para o consumidor do que os produtos genéricos, porque geram a ideia de exclusividade e individualidade, além de gerar maior satisfação de quem recebe.

“Minha dica é: entenda o que você quer vender, prepare bem sua forma de entrega e monte sua loja virtual. É possível começar vendendo pelo Instagram, mas o legal também é criar um site para passar mais confiança e dar mais facilidade para o seu cliente”, pontua Mol.

A segunda tendência para ganhar um bom dinheiro é o de alimentação saudável, na qual é possível trabalhar com marmitas fitness e veganas. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a saúde e nutrição, e é onde surge a oportunidade, já que elas buscam por refeições que sejam balanceadas e saborosas. Hoje 70% da população brasileira tem interesse por alimentos saudáveis.

“É possível vender marmitas congeladas, quanto refeições frescas, isso vai depender do tipo de trabalho que você quer ter e da logística que vai montar. No caso de alimentação quente é necessário se associar a apps de entrega como iFood para facilitar os pedidos e entregas. No caso da comida congelada é possível criar parcerias com academias, prospectar com pessoas que trabalham na região e almoçam na empresa. Seja qual for sua escolha o importante é ter boas receitas, fazer o marketing do seu negócio e também pedir para os clientes indicarem seus produtos para outras pessoas, já que a indicação faz grande diferença para negócios como esse de alimentação”, afirma o empresário.

A terceira tendência listada pelo Sebrae é o delivery de serviços de beleza. A demanda por serviços de beleza em domicílio tem aumentado nos últimos anos e pode ser uma ótima opção para quem quer investir pouco dinheiro. É possível oferecer serviços como manicure, pedicure, maquiagem, cabeleireiro, personal style, etc.

“É algo que dá conveniência para os clientes, por receber o empreendedor em casa. Mas também é possível gerenciar esse tipo de negócio home office, já que não vai precisar alugar nenhum espaço físico para receber as pessoas. A chave para o sucesso nesse setor vai ser a qualidade do serviço e a confiança que vai criar no cliente e a capacidade de dar uma experiência excepcional. Por isso, indico esse tipo de negócio somente para quem gosta de lidar com pessoas, tem que ter simpatia e carisma, para fidelizar os clientes e ainda possibilitará ter um faturamento recorrente”, informa Mol.

Você já pensou em trabalhar no ramo pet? Esse é um tipo de negócio que está bombando e é uma tendência este ano, os pet shops online, ou seja, onde é possível vender produtos para animais de estimação pela internet. É o caso de rações e petiscos; opções para alimentação natural; brinquedos, acessórios, roupas para os pets; higiene, entre muitos outros.

Com o crescimento da humanização dos animais de estimação a demanda por produtos que dão qualidade de vida para eles é cada vez maior. “A vantagem dos pet shops online é a possibilidade de conseguir atender pessoas de qualquer lugar do país, o que aumenta o seu público em potencial. Para isso é necessário fazer um bom marketing, definir uma logística de entrega eficiente, oferecendo bons produtos e entregando no prazo. É um negócio que tem tudo para dar certo! Também é possível investir na opção de personalização, por exemplo, como é o caso de roupas para os pets. O importante é pensar em algo que vai se tornar diferente dos seus concorrentes”, analisa.

A quinta tendência é de serviços de marketing digital, incluindo desenvolver sites, criação de conteúdo, e-mail marketing, gerenciamento de mídias sociais, etc. O comércio pela internet aumentou muito nos últimos anos, sendo que hoje 62% dos consumidores fazem até cinco compras online por mês. Com isso, as empresas estão buscando especialistas em marketing digital para aumentar a visibilidade online e alcançar um público maior.

Com um negócio desse tipo é possível suprir a necessidade e até vender vários serviços para a mesma empresa. “Essa é uma das tendências mais simples de trabalhar, porque não vai ser necessário lidar com nenhum tipo de produto físico, como as demais tendências já citadas. Será apenas necessário para o trabalho um computador, acesso a internet e um telefone para conversar com os clientes, sendo possível trabalhar de qualquer lugar. É um negócio flexível, mas para ter uma empresa nesse segmento é importante se especializar no que vai fazer e oferecer serviços que vão realmente dar resultados para os seus clientes no digital”, finaliza Mol.

Sobre o Henrique Mol

Henrique Mol, natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje o canal soma 74 mil inscritos, 1.448 vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.


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