Por que as seguradoras não fornecem diretamente os vidros, lanternas e faróis?
Armando Luís Francisco
Vidros automotivos representam um mercado altamente importante, fundamental em diversas indústrias. Além de atender às demandas da indústria automotiva, esse setor também abastece outros segmentos como construção civil, energia fotovoltaica, indústria da linha branca, indústria alimentícia, e indústria moveleira. Dentro desse contexto, é essencial suprir não apenas a indústria automotiva, mas também a indústria de seguros, as oficinas, diversos prestadores de serviços e os distribuidores com vidros automotivos. Essa interconexão evidencia a importância estratégica dos vidros automotivos na economia e na logística industrial, bem como nas estratégias das seguradoras, uma das maiores demandas por vidros automotivos.
Na indústria de seguros, observa-se uma concentração significativa na distribuição de vidros automotivos, refletindo a busca pela eficiência no fornecimento, que engloba aspectos como custos, qualidade e logística. Embora tenha mencionado anteriormente a ideia de alguns fornecedores, é crucial promover reflexões entre os players do mercado. Um desses pontos de reflexão é a natureza dos contratos estabelecidos, que podem variar entre cláusulas de exclusividade ou aberta, impactando diretamente na dinâmica competitiva e na oferta de serviços aos consumidores e que vou escrever nos próximos textos. Essa análise aprofundada é essencial para garantir uma distribuição equitativa e eficaz dos vidros automotivos dentro do setor de seguros.
É importante ressaltar que este texto não aborda a eficiência de nenhum dos fornecedores, aos quais eu mesmo atesto a excelência, qualidade e onde mantenho uma relação de amizade e respeito. No entanto, o objetivo aqui é destacar pontos de relevância. Atualmente, a indústria de seguros abriga uma ampla gama de grupos seguradores. Contudo, muitos deles ainda não consideraram a possibilidade de participação direta no fornecimento de vidros automotivos, com cases e processos especiais de sua base, sendo uma iniciativa que poderia compensar o considerável faturamento gerado por um dos itens mais frequentemente solicitados pelos consumidores, repito, o vidro. Além disso, essa consideração pode se estender a outros componentes, como faróis, lanternas e afins como pequeno conserto de parachoque e lataria , ampliando ainda mais as oportunidades de negócios dentro do setor de seguros e sua consequente inovação. Aliás, a indústria do seguro está carecendo de inovação, que em certo ponto também diz respeito à IA.
Nos últimos 15 anos, observamos um significativo crescimento no mercado de vidros em termos de prestação e fornecimento de serviços. No passado, as próprias seguradoras gerenciavam todo o processo, desde a compra até o fornecimento dos vidros. Entretanto, essa prática foi gradualmente abandonada à medida que fornecedores especializados demonstravam competência, permitindo que as seguradoras direcionassem seu foco para outras áreas dos contratos. No entanto, é importante reconhecer que os tempos mudaram, e novas oportunidades e desafios surgem no atual cenário da indústria de seguros e fornecimento de vidros automotivos.
Estamos falando, novamente, de um mercado concentrado e multimilionário, onde o volume expressivo de dinheiro merece uma análise mais detalhada dos seguradores. Este mercado, portanto, representa um dos maiores acionamentos das seguradoras de automóveis e uma das maiores carteiras já dimensionadas. Além disso, é considerado um verdadeiro "Oceano Azul" em termos de oportunidades e probabilidades. Infelizmente, após a pandemia de Covid-19, enfrentou alguns dos maiores problemas e atrasos de fornecimento devido à escassez de mercadorias, com clientes insatisfeitos. Essa situação destacou a necessidade de uma abordagem estratégica e adaptativa para lidar com os desafios imprevistos que podem surgir neste mercado dinâmico. Então, não sei o porquê das seguradoras não fornecerem diretamente os ítens dimensionados, mas entendo que um estudo crítico desse fornecimento deveria ser feito pelos representantes das seguradoras. Um estudo científico e econômico e com vários anos de demonstração, além da combinação cega de custos.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
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