Brasil,

Como o Low-Code pode apoiar os desafios econômicos de 2024?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como o Low-Code pode apoiar os desafios econômicos de 2024?

*por Ricardo Recchi

No último ano, a economia brasileira cresceu, registrando um PIB de 3%, de acordo com o Banco Central (BC) . Mas, para 2024, as previsões não são tão positivas. A economia deve desacelerar e, consequentemente, há previsões de que o PIB brasileiro deve recuar, atingindo a marca de 1,6%.

Além disso, de acordo com a pesquisa de Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024, principal relatório econômico da Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é de que a média do PIB mundial fique em 2,4%, enquanto o nosso ficará cerca de 1% abaixo desse percentual.

Para o setor de tecnologia, esses dados trazem uma preocupação ainda maior. As empresas do segmento, que só cresce em todo o mundo, necessitam de investimentos constantes para cumprir sua jornada rumo à Transformação Digital e conseguir suprir as demandas de digitalização de diversos setores do mercado.

Com a instabilidade econômica, se torna menos recomendado contratar novas tecnologias, já que projetos deste porte podem acarretar em altos custos e riscos em momentos de tensão e incertezas. Contudo, há alternativas seguras que podem reduzir custos e ainda promover a mão de obra capacitada ao mercado de tecnologia.

Esse, inclusive, é um ponto de atenção para 2024.O Brasil enfrentará um déficit de 530 mil profissionais no mercado de TI, de acordo com pesquisa do Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Ainda segundo o estudo, uma das razões para essa escassez, além da falta de pessoas qualificadas, é que o mercado internacional, que recebe constantes investimentos, é muito mais atrativo do que o nacional, fazendo com que o país perca talentos.

Nesse contexto, para driblar os altos investimentos em tecnologia e se resguardar dos riscos previstos, além de fomentar a capacitação de profissionais especializados, uma alternativa são as plataformas Low-Code, que permitem aos desenvolvedores criar sistemas de maneira automática, utilizando recursos de Inteligência Artificial e automação.

Por facilitar o desenvolvimento de aplicações, o Low-Code tem uma baixa curva de aprendizado, reduzindo tempo e custo na criação de aplicações.

Ou seja, essa tecnologia possibilita um desenvolvimento de aplicações de forma ágil, pois não depende do uso de muitos códigos e nem de desenvolvedores com conhecimento extenso em linguagens de programação. São características que, em um cenário de crise, permitem às organizações de TI continuarem vendendo seus projetos às organizações de diversos setores que ainda demandam soluções tecnológicas para as suas jornadas de Transformação Digital.

Além disso, o Low-Code é um recurso que tem ganhado cada vez mais adeptos nesta era da digitalização. Segundo os últimos levantamentos do Gartner, essas ferramentas devem movimentar uma receita global de U$ 21 bilhões até final de 2024, o que revela um crescimento exponencial no uso dessa tecnologia.

Portanto, podemos afirmar que fazer novos investimentos ou mudar processos em tempos de recessão pode parecer arriscado. Contudo, é possível encontrar boas alternativas que, invés de levantar riscos, irão, na realidade, mitigá-los, como é o caso do Low-Code, que permite um ROI (Return on Investment) maior se comparado aos outros modelos tradicionais de desenvolvimento de sistemas, além de contribuir com o crescimento de empresas e a formação de novos talentos num cenário de déficit de profissionais qualificados.

*Ricardo Recchi é country manager Brasil, Portugal e Cabo Verde da Genexus by Globant, empresa especializada em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial.

Sobre GeneXus

A GeneXus by Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.

Em 2022, a empresa foi adquirida pela Globant, solidificando sua posição como parte integrante do grupo de empresas da multinacional para fortalecer ainda mais sua presença global e seu compromisso com a inovação tecnológica.

Como parte da Globant X, que é a divisão de produtos e plataformas, a GeneXus soma mais de 30 anos de experiência, tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, e se tornou a principal plataforma de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente.

Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus by Globant uma solução ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.

A empresa ainda mantém foco significativo nas últimas novidades da IA-Generativa, integrando esses recursos em suas ferramentas Low-Code para proporcionar soluções cada vez mais avançadas e alinhadas com as demandas do mercado de tecnologia.

Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 150 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar